Missa seguida de procissão na manhã do domingo, 6 de fevereiro, marcou a homenagem pelo dia de Nossa Senhora dos Navegantes, celebrado em 2 de fevereiro.
Após a missa celebrada na Igreja das Dores, no bairro Praia, um grupo de devotos e marinheiros conduziu a imagem até a barca para a procissão fluvial.
A devoção a Navegantes é uma tradição na família de Amaro Selmar Santos da Silva, 64 anos. O morador do bairro Praia, filho de marinheiro, participou da homenagem caracterizado. “Vem de berço e continua até hoje. Meu pai era marinheiro, tenho dois filhos que são marinheiros e eu, enquanto eu conseguir e puder, vou estar aqui”, disse Amaro, que estava acompanhado dos filhos Leandro e Tiago e do sobrinho, Kauã. Ele trabalhou por mais de 40 anos nas águas do Rio Taquari e do oceano.
Após as homenagens, foi servido almoço na sede da igreja para um pequeno grupo que permaneceu no local e a muitos que levaram para casa. A festa que estava prevista para a tarde não foi realizada devido ao decreto municipal que restringe a utilização de pista de dança em eventos com mais de 120 pessoas.
