O Pinheiros segue sem vencer no Estadual Juvenil da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). No último domingo, na despedida de seu torcedor pelo Estadual, o alvi-verde perdeu por 2 a 0 para o Progresso, conhecendo a quinta derrota em sete partidas, a segunda dentro de casa.
Já sem chances de classificação, o Pinheiros fez na sua despedida do Pinheirão no Estadual a sua pior apresentação. Sem vibração, perdendo todas as divididas para o Progresso, o alvi-verde pouco fez para evitar mais uma derrota no Estadual. O Progresso abriu o marcador aos 15 minutos do primeiro tempo, quando Bispar cruzou da ponta direita, Eduardo foi afastar e chutou contra o seu próprio gol, 1 a 0 Progresso.
Na etapa final, o Pinheiros voltou devagar. Não à toa, sofreu o segundo gol aos 25 segundos. Após lançamento de Matheus, Lorenzo aproveitou a falha de marcação e, na saída de Pedro, colocou nas redes, 2 a 0 para o Progresso. Depois, o Pinheiros ainda tentou algumas investidas, com Kleyton, Erick, Natanael e Cadu, mas não conseguiu evitar mais uma derrota pelo Estadual.
Com a vitória, o Progresso subiu para a terceira colocação, com 10 pontos, e, hoje, estaria na segunda fase como um dos melhores terceiros. O Pinheiros, com dois pontos, permanece na lanterna.
Ainda no domingo, em Venâncio Aires, o Guarani recebeu o Internacional, que venceu de goleada, 6 a 0, mantendo a liderança do grupo B, com 14 pontos. O Guarani, com nove pontos, caiu para o quarto lugar. De folga, o Novo Hamburgo se manteve em segundo, com 10 pontos, com a mesma pontuação do Progresso, contudo, com vantagem nos critérios de desempate.
Neste final de semana, pela nona rodada, o Pinheiros folga. Amanhã, em Alvorada, o Internacional recebe o Novo Hamburgo, em duelo que pode garantir o primeiro lugar da chave, se vencer. No domingo, em Pelotas, o Progresso recebe o Guarani e, se vencer, pode assumir a vice-liderança e encaminhar a classificação, pelo menos, como um dos dois melhores terceiros. O Pinheiros despede-se do Estadual, a princípio, no dia 20 de novembro, contra o Guarani, em Venâncio Aires. Nesse mesmo dia, jogam Novo Hamburgo e Progresso, em Novo Hamburgo.