A Paróquia São José de Taquari e Tabaí prepara-se para a segunda ordenação presbiteral em seus mais de 250 anos de fundação. O taquariense Erick Lopes Vicari, 25 anos, será ordenado padre em cerimônia presencial, em 17 de dezembro, às 19h30, no Ginásio de Esportes José Fritz Machado.
No dia 19 de dezembro, data do aniversário de Erick, às 10 horas, ele celebrará a primeira missa, também no ginásio de esportes. Os eventos são abertos ao público, gratuitos, e não ocorrerão na Igreja Matriz devido aos protocolos de distanciamento. Também será exigida a carteira de vacinação dos participantes. Após a primeira missa, haverá almoço no Ginásio do Pinheiros, com cerca de 350 ingressos, que estão à venda na secretaria da Paróquia São José. Esta é a segunda ordenação presbiteral realizada em Taquari em dois anos. Em dezembro de 2019, foi a vez do Padre João Vítor Freitas do Santos.
Erick recebeu a ordenação diaconal no dia 25 de abril deste ano, em uma celebração em Bom Princípio. Ele conta que decidiu seguir a vida religiosa por ter recebido um chamado de Deus. “Acredito que todos nós aqui no mundo passamos e temos um sentido na nossa vida, uma missão, um propósito para o qual somos chamados e, como cristão, acredito que quem dá esse propósito é Deus. Recebi esse chamado de segui-lo através do ministério ordenado, sendo um padre, servindo a Ele, através da igreja no serviço aos irmãos e às comunidades. Não foi nada mágico, não foi Deus que apareceu em um sonho para mim dizendo que eu deveria ser padre, mas foi a vivência na comunidade”, diz.
A motivação para seguir a vocação religiosa, diz ele, iniciou na adolescência, quando participou do grupo de jovens da Igreja Matriz, e vendo o testemunho de pessoas que deram o seu sim a Deus, especialmente frei Martinho Warken. “Pela alegria dele em servir a comunidade. Isso também me motivou. Por que não ser padre se acho bonito isso, por que não arriscar?”
Ele diz que as dúvidas que surgiram sobre sua vocação sempre foram importantes para definir a decisão. “A minha família sempre me questionava: tu queres voltar para o seminário? E isso me ajudou bastante porque eu sempre tinha que dar uma resposta diferente.(…) Isso me amadureceu bastante. Às vezes a gente pensa que para motivar alguém precisamos dizer para continuar no caminho, mas precisamos, também, questionar para ver se realmente é essa a vocação.”
Erick é terceiro filho de Marciano Vicari e de Maria Isabel Lopes Vicari, estudou na Escola Nardy de Farias Alvim e fez o ensino médio no Instituto Pereira Coruja. Em 2013, aos 17 anos, ele ingressou no Seminário de Montenegro e, após, foi para Viamão para cursar Filosofia e Teologia. Atualmente, durante a semana, ele fica em Viamão, onde está concluindo a faculdade de Teologia. Aos finais de semana, acompanha o trabalho na paróquia São Cristóvão, em Estrela.
Religiosos realizaram trabalho nas escolas de ensino médio
Nesta semana, entre os dias 10 e 12, as turmas de ensino médio de Taquari e Tabaí, da rede pública e privada, receberam um grupo de religiosos, formado por padres, freis, seminaristas e irmãs consagradas, que desenvolveu um trabalho vocacional, durante o período de aula, com uma reflexão sobre perspectiva de vida, valores e decisões.
Em dezembro, nos dias 13, 14 e 15, será realizado um tríduo vocacional, às 19h30, iniciando na comunidade São João Batista, em Tabaí; seguindo na Santo Antônio, em Taquari, e a conclusão, na Igreja Matriz, com a presença de padres, que vão explicar o rito da ordenação.