O Município de Fazenda Vilanova comemora no próximo dia 22 de outubro, 26 anos de emancipação política. A data marca o dia em que foi realizado o plebiscito que apontou a vontade dos moradores do até então 2º distrito de Bom Retiro do Sul em transformar a localidade em um município.
Naquele pleito, foram 1848 votantes, mas 1.391 votaram, sendo 75,5% pelo Sim e 22,4% pelo Não. Houve 0,6% de votos em branco e 1,5% de nulos. A criação oficial do município ocorreu em 28 de dezembro do mesmo ano. Fazenda Vilanova tem 84,50Km² e é cortada pela Rodovia BR 386, que liga a Região Metropolitana ao Noroeste. A área onde hoje está constituído o município, cuja colonização iniciou em 1887, era formada por fazendas de famílias, como Azambuja e Vilanova, dando origem ao nome do município. Com a emancipação, em 1995, o município passou a ter seus próprios símbolos, como a Bandeira, o Brasão e o Hino, que representam as riquezas, história e economia de Fazenda Vilanova. Veja o que cada um representa:
Bandeira
A bandeira é constituída das cores verde, amarelo-ouro e vermelho. É cortada por duas diagonais que, partindo dos vértices superiores da bandeira, encontram-se no ponto meridiano da linha horizontal inferior da bandeira, definido três triângulos: o da esquerda na cor verde, representando a valorização das riquezas agrícolas da região; o do centro, na cor amarelo-ouro, remete ao progresso econômico e a confiança em um futuro próspero, e o da direita, em vermelho, representando a tenacidade e o vigor do trabalho dos habitantes do município.
Brasão
“Escudo português contendo três partes sendo a esquerda, sobre fundo na cor vermelha, a figura de “mãos dadas” (duas mãos direitas que se apertam), em cor ouro e prata, simbolizando a união dos povos que colonizaram a região; no meio, em campo azul, a imagem de uma cruz latina em prata, representando a religiosidade dos habitantes do município; no ângulo à direita, aparece um livro aberto, em prata, tendo sobre si, a representação de uma chama em ouro e vermelho, simbolizando assim a busca constante na educação, da cultura e do saber, impulsionadores do desenvolvimento de um povo e a prioridade para o município; ocupando o centro do escudo, uma faixa tronco-cônica, com segmentos de reta ilustrando a BR que corta o município; à direita do centro, aparecem respectivamente, uma árvore ao lado de uma casa, e, um trecho ondeado que intercepta a faixa central, simbolizando todo o conjunto, as casas de fazenda e as vias de acesso e de escoamento das riquezas produzidas no município.
No lado esquerdo, aparecem três árvores, evocando as matas nativas existentes na região, bem com a erva-mate e a fruticultura, produtos que compõem a economia da região; à direita, representando a pecuária, suinocultura e avicultura, fazendo referência à produção de origem animal, um dos pilares da economia do município. Sob o escudo, um listel com as inscrições “28/12 FAZENDA VILANOVA 1995”, nome e data da emancipação política do município.
Nas partes laterais do escudo, uma composição de folhas e espigas de milho à esquerda e, à direita, um ramo de trigo, simbolizando a produção agrícola das terras de Fazenda Vilanova. O escudo é encimado por uma coroa mural de 5 torres em prata e saibro.”
Hino à Fazenda Vilanova
Autores: Josué Vitor da Silva
e Sonia Porto Cardoso
Foi com a união das fazendas
Num passado de glória e esplendor
Teus engenhos, arroios e lendas
Tua história assim se formou
De fazendas tornou-se cidade
No teu povo é crescente o vigor
Em teu seio a hospitalidade
Tens no vale um imenso valor
(Estribilho)
Oh! Fazenda Vilanova!
Tuas portas a todos conduz
Ao progresso e desenvolvimento
Desta terra que tanto produz
Oh! Fazenda Vilanova!
Os teus filhos se orgulham de ti
A cultura e o trabalho te fazem
Portal do Vale do Taquari
De um sonho à realidade
Teu presente é nosso tesouro
Em tão ricas as tuas paisagens
Nasce o fruto — alimento de ouro
De fazendas tornou-se cidade
No teu povo é crescente o vigor
Em teu seio a hospitalidade
Tens no vale um imenso valor
(Estribilho)
Oh! Fazenda Vilanova!
Tuas portas…
SAIBA MAIS
O correto é Vilanova ou Villa Nova?
É comum encontrarmos o nome do município escrito das formas Vilanova e Villa Nova. Conforme o professor de História e pesquisador, Jovani Farias, autor do livro Monografia do Município de Fazenda Vilanova, o correto seria ‘Villa Nova’, uma vez que faz referência às famílias proprietárias de terras, no final do século 19, na região, Ricardo Azambuja Villa Nova e de José de Azambuja Villa Nova, constituindo a “Fazenda dos Villa Nova”, uma referência.
Por que o aniversário em 22 de outubro?
O aniversário de Fazenda Vilanova é comemorado em 22 de outubro e não em 28 de dezembro, data da criação do município. A definição da data, explica o ex-prefeito José Luiz Cenci, que participou da comissão emancipacionista, levou em consideração a necessidade de não coincidir com os festejos de final de ano. “Na época da emancipação do município, achamos que para comemorar entre final de ano e Natal ficaria muito complicado, para fazer uma festa, uma feira, seria muito ruim comemorar alguma coisa. Fomos buscar uma alternativa e ficou a data do plebiscito”, explicou ao jornal O Fato. Com isso, o município tem duas datas comemorativas.