Dados disponíveis no site Monitoramento da Imunização Covid-19, da secretaria estadual da Saúde (vacina.saude.rs.gov.br), da tarde da quinta-feira, 7 de outubro, mostram que Taquari tem 52,2% da população com duas doses da vacina contra o coronavírus.
O número representa 14.009 pessoas no município, com população estimada em 26.862 habitantes. Com a primeira dose, são 18.939 pessoas, o que representa 70.5% da população geral. Taquari recebeu, desde 18 de janeiro de 2021, 40.445 doses dos imunizantes contra o coronavírus e aplicou, conforme dados da secretaria estadual da Saúde, 34.128 doses.
O percentual de pessoas com a segunda etapa em Taquari coloca o município na 30ª posição entre os 37 do Vale. Na primeira colocação está Pouso Novo, com 78.3% da população geral com duas doses do imunizante (1.283 pessoas). Esse município também lidera no número de pessoas com apenas uma dose, ou seja, 98.7% da população, o que corresponde a 1.618 pessoas.
No final da lista, está Estrela, com 42.6% da população em geral (14.527 pessoas) com a segunda dose, e 72.5% (24.734) com a primeira.
Paverama ocupa a 31ª posição no Vale, com 68,8% da população com uma dose, e 50,9% com duas doses.
Fazenda Vilanova está na 34ª colocação com 71,8% das pessoas com uma dose, e 47,4% com duas aplicações.
Tabaí integra a 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e, por isso, não aparece na listagem dos municípios da 16ª CRS. No município são 75,9% da população com uma dose, e 48,1% com duas doses.
Nova antecipação da segunda dose
Desde a quarta-feira, 6 de outubro, as pessoas com agendamento da Astrazeneca até 15 de outubro e da Pfizer até 30 de outubro podem receber a segunda dose do imunizante. Os postos que realizam a aplicação são Colônia 20, Central e Praia.
Também segue a aplicação do reforço para quem tem 60 anos ou mais e realizou a segunda dose há mais de seis meses.
O município aguarda uma nova remessa para dar continuidade à aplicação em crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, que podem receber apenas da Pfizer.
Aumenta número de internados na UTI covid-19
Nesta semana, a UTI Covid-19 do Hospital São José registrou aumento no número de internados. Na quinta-feira, 30 de setembro, havia apenas uma pessoa internada, moradora de Lajeado, que segue na ala. Na tarde de ontem, eram seis pessoas na UTI – além da paciente de Lajeado, de Veranópolis, Poço das Antas, Progresso e dois de Taquari, com idades de 68 e 89 anos.
O número de casos ativos também aumentou na última semana. Na quinta-feira, 30, eram dois pacientes identificados com o vírus. Ontem, já eram sete casos ativos. O município soma 3.393 pessoas identificadas com o vírus desde 30 de março de 2020, sendo 3314 recuperadas e 72 óbitos. A última morte decorrente de complicações da doença foi registrada em 7 de setembro. Há 38 pessoas em monitoramento (na semana passada eram 24) e, dessas, 10 aguardam resultado de exame em análise pelo Estado.
Carteira de vacinação será exigida em eventos
O prefeito André Brito anunciou na terça-feira, 5 de outubro, os novos protocolos adotados pelo município na prevenção ao coronavírus. Ele disse que seguirá as medidas implementadas pelo governo do Estado, que permitem maior número de pessoas em eventos sociais, porém com a exigência do comprovante de vacinação para o ingresso. “Os espaços voltarão a ser ocupados de uma forma mais livre a partir de agora, mas dentro do decreto estadual fica bem claro que em alguns tipos de eventos deverá ocorrer a comprovação da vacinação, ou seja, somente adentrará esses espaços quem estiver com o esquema vacinal completo.” Pelas regras do governo do Estado, desde primeiro de outubro, pessoas com 40 anos ou mais precisam estar com o esquema vacinal completo para frequentar eventos sociais, estádios e feiras de negócios. No entanto, foi editada uma regra de transição para adequação por parte dos promotores e, portanto, o esquema vacinal completo deve ser exigido a partir de 17 de outubro. Para 30 a 39 anos, o comprovante de vacinação deve ser exigido a partir de 1° de novembro, e 18 a 29 anos, a partir de 1° de dezembro.