O relish tem origem na culinária da Índia e trata-se de um tempero feito com vegetais ou frutas cortados em pedaços pequenos, sejam crus, cozidos ou avinagrados. Ele é um parente próximo do picles e ambos são conservas agridoces, feitas basicamente com os mesmos ingredientes. Só que os legumes do picles são preparados inteiros ou em pedaços grandes, e o relish é feito com os legumes finamente fatiados. Bastante difícil de encontrar no comércio local, a estudante Luíze Castro desenvolveu uma receita de relish de pepino caseira, que pode ser usada como salada, acompanhamento para lanches e molhos.
São necessários três pepinos japoneses, um pimentão verde, uma cebola pequena, meia xícara de chá de açúcar, uma xícara de chá de vinagre de vinho branco, meia xícara de chá de água e uma colher de chá de sal.
Para o preparo, lavar bem a casca dos pepinos e o pimentão. Descartar as pontas e cortar os pepinos ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher de chá, raspar descartando as sementes e cortar em tiras bem finas. Cortar o pimentão em cubos bem pequenos e a cebola bem fina.
Numa tigela com furos embaixo, misture os pepinos, o pimentão e a cebola cortados com o sal. Após, colocar a tigela dentro de uma panela e levar à geladeira para drenar por cerca de uma hora, para desidratar o pepino.
Após, lavar tudo em água corrente para tirar o excesso de sal. Em seguida, colocar tudo em uma panela, com o açúcar, o vinagre e a água e deixar cozinhar por alguns minutos, até desmanchar o açúcar. Com os ingredientes ainda quentes, colocar dentro de um vidro de conserva, juntamente com o líquido do cozimento e esperar amornar antes de levar à geladeira. O relish é servido frio com sanduíches, grelhados, queijos ou no lugar do vinagrete do churrasco. É também usado para fazer o molho do Big Mac do McDonald’s.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...