O Centro Municipal de Atendimento Especializado à Criança e ao Adolescente (C-MAE) de Fazenda Vilanova trabalhou, na última semana, no Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes e desenvolveu ações nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município.
O projeto intitulado ¨Fazenda Vilanova protege e faz bonito” tem o apoio da Polícia Civil e visa a conscientizar a comunidade escolar sobre o tema e sensibilizar os munícipes a cuidar e proteger as crianças e adolescentes.
Foram realizadas palestras, visita à Delegacia de Polícia e confeccionados cartazes com o símbolo da campanha nacional, as flores amarelas.
A ação ocorreu entre os dias 17 e 25 de maio, em alusão ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal N° 9.970/2000. A data foi escolhida como símbolo da luta pelos direitos de crianças e adolescentes, em memória da menina Araceli Cabrera Sanches, sequestrada, estuprada e assassinada aos 8 anos de idade, em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, Espírito Santo.
O tema foi abordado com alunos e professores com a participação de psicólogas, assistente social, fonoaudióloga e estimuladora precoce que atuam no serviço, e o apoio da Polícia Civil, que também participa da ação. “Além de ensinar para os infantes o que são atitudes erradas, o papel da Polícia Civil foi de aproximá-los ao órgão e instruir para que não sintam medo de denunciar, criando, assim, uma relação de proximidade e confiança”, salienta a escrivã de polícia, Danieli Thaís Bagestão. Em razão disso, alguns representantes de turma, em visita à Delegacia de Polícia da cidade, fixaram flores amarelas, símbolo da campanha nacional, confeccionadas pelos alunos e aproveitaram para conhecer um pouco mais da rotina policial.