Nesta semana, o jornal O Fato obteve mais informações sobre a origem do apelido Maruca, atribuído a muitas pessoas que carregam o sobrenome Brandão.
Essas informações foram coletadas com os irmãos, Orphelina (98 anos, residente em Frederico Westphalen), Osvaldo, 80 anos, que mora nas proximidades da entrada de Paverama, e Manoel, que reside em Taquari, próximo à BR 386. Eles são filhos de João Maruca, netos de Antônio e bisnetos de Ninha Maruca.
Segundo os irmãos, os Marucas eram todos da região de Tabaí, que foi distrito de Taquari. A informação mais remota é de que tudo começou com Ninha Maruca – não há registro do nome dela – que tinha muitos filhos e recebeu este apelido porque todas as pessoas que precisavam de um peão diziam que era só ir na Maruca que lá se arrumavam. Também não há informações sobre o que teria levado Ninha a receber esse apelido. Um dos filhos dela, Antônio Maruca, casou Juliana e tiveram 10 filhos, Manoel (10 filhos), João (10 filhos), Antônio (7 filhos), José (7 filhos), Galdino (6 filhos), Antônia (2 filhos), Teodora (5 filhos), Dolfina (2 filhos), Lindolfa (sem filhos) e Ana (sem filhos).
Desses, João Antônio Brandão, o João Maruca, fixou residência no trevo de acesso a Paverama. Ele comprou terras para agricultura e criação de gado, sendo que, no verão, o povo da região deixava os animais no campo do Maruca, porque nas terras tinha água em abundância o ano todo, ao contrário de outras regiões que sofriam com a estiagem. Sendo assim, ficou denominada a localidade e o acesso a Paverama como Maruca.João Maruca foi casado duas vezes. Em seu primeiro casamento, com Gonçalina, teve duas filhas, sendo elas, Orphelina e Alvina (já falecidas). No segundo casamento, com Lindolfa, teve oito filhos, Maria, Ondina, Olmerindo, Alfredo (estes falecidos), Adélia, Osvaldo, Nelsa e Manuel.
Outro, Osvaldo Maruca, citado na edição de 14 de maio, é Osvaldo Ferreira Brandão (1927-1990), ex-vereador e patrono de uma escola municipal no bairro Prado, filho de Antônio Ferreira Brandão e Eva Cardoso Brandão. Ele é irmão de João Antônio Brandão, filho de Antônio e neto de Ninha Maruca.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...