Durante muitos anos, os administradores, legisladores e empresários de Taquari fomentam a criação de um distrito industrial nas proximidades do pórtico de entrada do município e a da RS- 287. A “estrada de Aterrados” foi uma obra importante durante o governo Maneco, concluída em 2018, para a logística do local, facilitando o acesso à BR-386.
O prefeito André Brito e o vice-prefeito Ramon de Jesus estiveram reunidos com a secretaria de Planejamento do Estado, quando foi apresentado o projeto do distrito e condomínio, na semana passada. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, Edson Brum, e diretor técnico da secretaria, Rogério da Rocha Pozzi, trataram sobre o assunto com os representantes de Taquari e também explanaram quanto a financiamentos públicos.
Nesta semana, o vice-prefeito e secretário da Indústria e Comércio, Ramon de Jesus, concedeu uma entrevista para detalhar um pouco mais o projeto do condomínio e distrito industrial. “Um dos projetos para alavancar e incentivar o empreendedor local”, afirma Ramon. Conforme o vice-prefeito, um programa que pretende estimular, através de incentivo, é a ampliação e o fortalecimento de empreendedores no município. “O condomínio industrial contará com infraestrutura, como calçamento central, rede de água, luz trifásica, iluminação pública e estação de tratamento de esgoto. Em contrapartida, os empreendedores devem promover a geração de empregos, previamente estabelecidos, e a construção imediata das edificações necessárias para o início das atividades.” De acordo com Ramon, o foco principal será os empreendedores locais no ramo de prestação de serviços e pequenas indústrias.
Para Ramon, através da criação do distrito e do condomínio Industrial, Taquari se projetará como exemplo de gestão em desenvolvimento econômico. “Tendo em vista, também, a consonância com ações e práticas ecológicas e sustentáveis, com o tratamento de efluentes, utilização de fonte de energias renováveis, como a energia solar, e aproveitamento de forma racional da água da chuva. Ações que serão implantadas e incentivadas na instalação do Distrito e do Condomínio Industrial em Taquari”, salientou.
As áreas de terra para o distrito ficam na localidade Carapuça, na margem da RSC 287, e o condomínio, perto da empresa Renovest, na Avenida Farrapos. A medida da área é 37 hectares para o distrito e cinco hectares para o condomínio.