Um sonho de Taquari foi realizado no final do mês de abril. Com 58 novas contratações no mês de abril, a Zanc chegou ao patamar de 1000 funcionários na unidade local. O número era uma expectativa do governo municipal na época das tratativas para instalação do call center no município, embora a obrigação contratual da empresa com a Prefeitura seja a média de 600 trabalhadores na unidade.
Além de taquarienses, trabalham no local moradores de Tabaí, General Câmara e Arroio dos Ratos. Segundo o diretor da Zanc em Taquari, Alexandre Marchini, a empresa, que possui unidades em Porto Alegre e São Paulo, avalia como altamente positiva a instalação do call center no interior do estado, algo que não é corriqueiro no setor. “A rotatividade é menor do que nos grandes centros e a mão de obra, apesar de não ter experiência, se adapta muito rapidamente. Nosso turnover (comparativo entre contratações e desligamentos de trabalhadores) é muito baixo, o que mostra a aceitação também por parte dos funcionários”, considerou o diretor.
A empresa pretende ampliar o quadro funcional para a casa dos 2000 trabalhadores em Taquari. Até o final de 2021, a expectativa é de chegar próximo aos 1700, mas o diretor salienta que isso dependerá das restrições relacionadas à pandemia. Para chegar a esse patamar, a empresa deve investir cerca de R$ 8 milhões em uma obra, que está em andamento, para reforma da parte dos fundos do prédio, que fica de frente para o rio Taquari e não foi contemplada nas melhorias custeadas pela Prefeitura. Além disso, a empresa já investiu na reforma da estrutura, conhecida por casa das freiras e que também já abrigou uma creche municipal. O local já está pronto e possibilitou a ampliação da linha de operação em 2021.
Prefeito comemora crescimento da empresa
A administração municipal investiu, entre 2018 e 2020, cerca de R$ 9 milhões para a reforma de parte do prédio do antigo Seminário Seráfico/Idesc. O local foi cedido à Zanc e pode ser doado definitivamente à empresa desde que, em 10 anos, se mantenha a média mensal de 600 empregos em Taquari. As tratativas foram iniciadas na época do governo Maneco e André. A esperança era de que o call center pudesse chegar aos 1000 funcionários, o que se confirmou em 10 meses de atuação no município. O atual prefeito, André Brito, participou das negociações desde o início, quando estava no cargo de vice-prefeito de Taquari. Hoje, ele vê o município colher os frutos do empreendimento. “A empresa Zanc transforma a vida de mil famílias, não só em Taquari, mas de municípios vizinhos, fazendo com que, em pleno momento que estamos vivendo, haja geração de empregos no município. Isso sem contar a movimentação da economia local. O investimento que a administração municipal fez na reforma do prédio onde está a empresa foi fundamental. Hoje a Zanc faz parte da história de Taquari e está integrada à vida das pessoas”, considerou André Brito.