Uma cerimônia na tarde do domingo, na Igreja Nossa Senhora da Purificação, de Bom Princípio, marcou a ordenação diaconal dos seminaristas Erick Lopes Vicari, 26 anos, de Taquari, e Oséias Dreyer, 32 anos, de Estrela. O diaconato é o primeiro grau do sacramento da Ordem na hierarquia da Igreja, marcado pela imposição das mãos do bispo diocesano, Dom Carlos Romulo.
A celebração teve transmissão ao vivo pelas redes sociais, e a presença apenas do clero diocesano, familiares e convidados, devido às medidas de prevenção ao coronavírus. “Foi um momento muito especial e importante. Foram vários dias pensando na celebração, preparando e ensaiando. Para viver melhor este momento e não ficar tão nervoso, fiz um período de retiro, no dia anterior. O domingo que tanto sonhei e me preparei agora tinha chegado; sentimento de alegria e realização em entregar minha vida para Deus por meio da Igreja. Foi algo único. Ficava pensando sempre em aproveitar tudo o que estava acontecendo, da melhor forma. Durante a Ordenação, ouvindo cada Leitura da Palavra de Deus, cada oração que o Bispo fazia e os gestos, como se fossem direcionados a mim. Depois da celebração, muitas mensagens e motivações. Até agora ainda estou respondendo e agradecendo às pessoas que assistiram à Ordenação Diaconal”, conta o taquariense, diácono Erick Vicari.
A próxima etapa do processo sacerdotal será a ordenação presbiteral, marcada para o dia 17 de dezembro, na Igreja Matriz, em Taquari. No dia 19 de dezembro ocorrerá, em Taquari, a primeira missa celebrada por Erick, que é filho de Marciano e Isabel Vicari. Ele iniciou a história vocacional através da participação no Curso de Liderança Jovem (CLJ) e do testemunho dos freis que residiam em Taquari, Martinho Warken e Arno Guaragni (in memoriam). Em 2013, ingressou no seminário propedêutico São Paulo Apóstolo, de Montenegro, aos 18 anos. No ano seguinte, iniciou os estudos de filosofia e a etapa no seminário maior São João Batista, em Viamão, formando-se em 2016. Após, iniciou os estudos de teologia, que concluirá no final deste ano.