As celebrações para o padroeiro São José, deste ano, foram, mais uma vez, adaptadas ao momento. Com a ausência de público na igreja, devido às medidas de controle da propagação da covid-19, a participação nas novenas ocorreu de forma virtual, através da rede social da paróquia São José de Taquari e Tabaí, e não houve a tradicional programação paralela, como os jantares e o almoço no dia 19.
Desde o ano passado, a pandemia de coronavírus tem afetado o evento. No dia 19 de março de 2020, quando iniciavam as medidas restritivas, a missa foi celebrada com a igreja fechada e acompanhada por alguns devotos ao ar livre, na Praça da Matriz. O almoço foi servido no Salão Paroquial para as pessoas levarem para casa.
Em 2021, a missa do feriado de 19 de março, sexta-feira, foi com as portas fechadas. Nos bancos da igreja foram colocadas fotos de famílias para lembrar as pessoas que frequentam as celebrações.
Frei Gastão Zart sugeriu, durante a missa, que, no dia 1º de maio, Dia de São José Operário e feriado pelo Dia do Trabalhador, se a situação da pandemia melhorar, que seja feita uma procissão e missa solene. A previsão é de que, nesta data, ocorra o sorteio da rifa. Há ainda a venda de camisetas com parte da renda revertida para reforma da Igreja Matriz. Após a celebração religiosa da sexta-feira, foi realizada uma benção e oração ao Hospital São José. Frei Gastão Zart, alguns membros da Irmandade São José, os organizadores da programação de 2021 e de 2022 estiveram em frente à casa de saúde onde rezaram pelos doentes e profissionais.
A programação de São José de 2021 foi organizada pelos casais Virgínia e Leo Castro e Maria Cristina e Fernando Amaral. Para 2022, foram escolhidos como festeiros os casais Paulo Nunes e Carmem Regina e João e Fernanda Borba.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...