Os números do emprego, que encerraram o ano passado com 174 vagas a mais, continuam positivos para Taquari. Nesta semana, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgou dados referentes ao mês de janeiro de 2021. O município registrou 42 admissões a mais do que desligamentos no período.
Para o prefeito André Brito, o dado é animador. “Estamos vivendo o pior momento da pandemia, mas ainda assim, conseguimos ter um saldo positivo na geração de empregos, mesmo neste momento de grandes desafios. A geração de empregos no município é resultado de um trabalho realizado ao longo dos anos, com qualificação, investimento e modernização da máquina pública”, afirmou. A administração também relatou que realiza tratativas com entidades e empreendedores para atrair novas empresas, além de buscar investir na qualificação da mão de obra do município.
O resultado de Taquari é o sétimo melhor no Vale, que tem Teutônia na liderança, com 203 empregos a mais, seguido de Lajeado, com 196. Os piores resultados são de Westfália, com 24 demissões a mais do que contratações, e Marques de Souza, com saldo negativo de um desligamento a mais.
O setor que mais gerou empregos em Taquari foi o de serviços, com saldo positivo de 36 postos de trabalho formal, e a atividade que mais gerou empregos foi a de agente, assistente e auxiliar administrativo, com 31 contratações a mais do que demissões. A com pior saldo foi a de trabalhadores da produção de bens e serviços industriais, com oito demissões a mais, e o setor foi o da construção, com sete desligamentos a mais do que contratações.
Média de Taquari é de uma vaga a cada 4 habitantes
Os dados do Caged mostram também a quantidade de empregos formais no município. Segundo a plataforma, elaborada pela secretaria nacional do Trabalho, são 5.680 postos de trabalho com carteira assinada em Taquari. Em relação à população do município, estimada pelo IBGE em 26.885 pessoas, há uma vaga para cada 4,7 habitantes.