Uma ação inédita do jornal O Fato marcou a apuração dos votos neste ano. Na era das transmissões ao vivo pelas redes sociais e plataformas de compartilhamento de vídeos, a reportagem de O Fato realizou a sua primeira live, no domingo, 15 de novembro, um dia histórico em todo o país devido às eleições.
Encerrada a votação, às 17horas, uma equipe formada por repórteres, apresentador e comentarista estava a postos para começar a passar as primeiras informações sobre o resultado da eleição e mostrar um pouco de como foi o dia da votação em Taquari, Tabaí, Paverama e Fazenda Vilanova.
Sob o comando de Rogério Pereira, um dos sócios e diretores do jornal O Fato, as repórteres Aline Lourenço e Alexandra Machado, com o auxílio de Rômulo Pereira, coletaram as primeiras informações do pleito nos locais de maior concentração de eleitores, as escolas Emílio Schenk, no bairro Leo Alvim Faller, e Barão de Antonina, no Colônia 20, e Clube Alvi Negro, no Centro.
Junto à mesa do apresentador, Jadir Rodrigues comentou as mudanças deste ano para a Câmara de Vereadores e recebia informações das demais urnas para uma apuração extra-oficial, até que os resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fossem divulgados.
Foram quase sete horas de informações ao vivo pela rede social Facebook e plataforma You Tube. Devido a um atraso na divulgação do TSE, o resultado oficial só pôde ser noticiado por volta das 23horas.
Com a divulgação extra-oficial, dando a vitória a André Brito (PDT) como prefeito, o eleito esteve na redação de O Fato para falar com os internautas sobre suas ações após a posse, em primeiro de janeiro. Outra participação na noite foi de um dos sócios do jornal, Paulo de Araújo Costa, que falou sobre os 20 anos do jornal O Fato e, como foi vereador em 1988, as mudanças que ocorreram nos últimos anos nas eleições.
A transmissão chegou a registrar 1,8 mil pessoas acompanhando ao mesmo tempo pelos dois canais. Os internautas gostaram da inovação e, mesmo com tanto tempo de live, mantiveram a audiência até o final da transmissão.
A professora aposentada Noemia Guinther acompanhou as sete horas de transmissão. “A meu ver, superaram as emissoras consagradas porque abstiveram-se de opiniões, ativeram-se ao fato jornalístico, como deve ser. Assisti pelo youtube. Cumprimentos à equipe. Acompanhei as quase 7 horas com muita satisfação e orgulho.”
Até esta quinta-feira, 19 de novembro, os vídeos registram mais de 25 mil visualizações nos dois canais.
Veja algumas manifestações dos internautas durante a transmissão:
Elisangela Souza da Silva: “O Fato dando show na cobertura da apuração das eleições ! Parabéns!”
Milton Rocha Rodrigues: “Parabéns a O Fato pela bela transmissão, espetacular!”
João Carlos Davila: “Parabéns à equipe do Jornal O Fato, grande cobertura.”
A transmissão do jornal O Fato teve a produção de áudio e vídeo da Palco A Eventos, de Taquari.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...