Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na semana passada, mostram que no acumulado de 2020, Taquari tem saldo de 19 admitidos a mais do que demitidos.
De janeiro a setembro, foram 1.346 contratações e 1.327 desligamentos. Até agosto, o acumulado do ano estava negativo em 66 demissões a mais do que admissões. A recuperação foi registrada em setembro quando ocorreram 216 contratações e 131 desligamentos, restando saldo positivo no mês de 85 pessoas empregadas.
O estoque do emprego, ou seja, o número de pessoas em atividade de setembro é de 4.724. Em maio, durante a pandemia de coronavírus, quando Taquari registrou o maior número de demitidos (85), o estoque era de 4.580 pessoas em atividade.
A recuperação do emprego registrada em setembro deve-se, na maior parte, às contratações feitas no segmento do comércio, que teve 107 admitidos e 45 desligados, ficando com saldo 62. A área de supermercados teve 64 contratações, 13 demissões e saldo 51, o maior desse segmento.
O setor da indústria teve saldo positivo de 26, tendo, na fabricação de alimentos para animais, na indústria de transformação, o saldo de cinco contratações a mais do que demissões. O mesmo número foi registrado na fabricação de madeira laminada e de chapas de madeira compensada, prensada e aglomerada, com sete contratações e duas demissões em setembro.
A construção também teve resultado positivo com saldo nove. A atividade de instalação e manutenção elétrica foi a que mais impactou com 9 admissões, dois desligamentos e saldo de sete.
Já os setores da agropecuária e o de serviços fecharam negativos. O da agropecuária com -7, sendo a atividade de apoio à produção florestal a de maior impacto com resultado -6, e o de serviços, com a atividade de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliárias, com nenhuma contratação e 13 demissões.
Resultado na região
Setembro representou melhora no resultado do emprego também em Lajeado, que encerrou o mês com saldo positivo de 527 admitidos a mais do que demitidos. O município vem tendo saldo positivo desde julho, porém, com resultados não tão expressivos. Em julho foram 163 e, em agosto, 138. No acumulado do ano, Lajeado segue com saldo negativo de 34 demissões a mais do que contratações.
O melhor acumulado no ano segue sendo de Arroio do Meio, com 344 admitidos a mais do que demitidos.
Em Paverama teve 37 admissões e 18 demissões, ficando saldo de 19 pessoas empregadas. No acumulado do ano, o saldo ainda é de -7.
Em Fazenda Vilanova registrou 22 contratações e 14 demissões, ficando no saldo positivo de 8. No entanto, o acumulado do ano segue em -97.
Tabaí, depois de três meses com resultado positivo, fechou setembro com 20 admissões, 26 demissões e saldo de -6. O acumulado no ano segue positivo com 10.