Os índices divulgados mostram que no período de janeiro de 2015 até setembro de 2020 ocorreram em Taquari 17 homicídios e três latrocínios (roubo seguido de morte).
Em 2015, foram três homicídios e um latrocínio, em 2016, foram dois homicídios e um latrocínio, em 2017, três homicídios e um latrocínio. No ano de 2018, a Secretaria de Segurança Pública registrou três homicídios, em 2019, três homicídios e, em 2020, dois homicídios.
Homicídios em 2020
O corpo de Oseias Francisco da Rosa, 40 anos foi encontrado pela Polícia Civil e Corpo de Bombeiros em uma cova rasa em 1º de julho, em um matagal no bairro Tinguité. Ele estava desaparecido desde 26 de junho. A perícia apontou hemorragia interna como causa da morte. Conforme a delegada Betina Martins Caumo, o homem foi atingido por disparos de arma de fogo no crânio e veia aorta. Em setembro, a Polícia Civil prendeu dois homens acusados do assassinato de Oseias.
Anderson Silva dos Santos, 31 anos, foi morto a tiros em 11 de junho, na vila Ibrasa. Um homem de 32 anos foi preso pela Polícia Civil em julho, em Venâncio Aires. Ele é acusado de participação do homicídio de Anderson. Conforme a delegada, o mandante do assassinato foi indentificado e indiciado, um detento do sistema prisional.
Delegada considera números satisfatórios e adequados
Conforme a delegada Betina Martins Caumo, crimes contra a vida tem prioridade de investigação e que, em boa parte dos casos, chega-se a autoria e à prisão dos autores. “Dentro de um contexto geral, são números bastante satisfatórios e adequados ao porte da cidade e suas características”, salienta Betina.
Hom – Homicídio / Lat – Latrocínio