A unidade de Saúde da Família do bairro Leo Alvim Faller estará aberta neste sábado, 24 de outubro, para a vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). A imunização é destinada a crianças de 1 ano a menores de 5 anos que residem na área de cobertura da unidade de saúde.
Na oportunidade ocorrerá, também, a atualização da caderneta das crianças e adolescentes menores de 15 anos. O posto estará aberto das 08 às 17h, sem fechar ao meio-dia. É necessário levar a Caderneta de Vacinação e o cartão do SUS. Uma equipe será deslocada especialmente para essa ação, já que a sala de vacinas do posto segue fechada.
No sábado, 17, foi o Dia D da campanha contra a poliomielite. Segundo a secretaria municipal da Saúde, 293 crianças compareceram nas três unidades que estavam fazendo a imunização: Colônia 20, Central e Praia. Dessas, 122 foram para atualização da caderneta de vacinação (multivacinação), sendo 57 adolescentes, e 139 para a imunização contra paralisia infantil.
O Posto Central foi o de maior movimento com 143 atendimentos. Para atualização de carteiras foram 57 crianças e seis adolescentes e 80 para a poliomielite (menores de cinco anos).
A dona de casa Isonea Maria Abreu Inácio, 41 anos, esteve no posto Central na manhã do sábado, para a imunização da afilhada, Laura, de um ano e seis meses, e do neto Miguel, de dois anos, para receberem as gotinhas que imunizam contra a paralisia infantil.
Ela conta que estava prevista a ida na próxima semana para fazer as vacinas indicadas para a idade das crianças, mas aproveitou que a unidade estava aberta no sábado.
A campanha encerra no dia 30 de outubro e, a partir da próxima segunda-feira, 26, todas as unidades de saúde – Praia, Central, Colônia 20, Leo Alvim Faller, Prado, Passo da Aldeia, Coqueiros, Rincão e Amoras – estarão aplicando, até a sexta-feira, a vacina da poliomielite, para crianças de um ano até menores de cinco anos.
Conforme a secretaria da Saúde, apenas 26,73% das crianças da campanha da poliomielite foram imunizadas. “É muito importante vacinar nossos filhos para que doenças já erradicadas ou sob controle não retornem”, destaca a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Andreia Oliveira.
Além disso, verifique
Pavimento do principal acesso a Taquari está em péssimas condições
As condições do pavimento do único acesso asfáltico a Taquari estão precárias. Nesta semana, O ...