A Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan) retornou, no dia 1º de outubro, ao corte no abastecimento e à cobrança dos clientes com tarifa social, que estavam suspensos há 180 dias, durante a pandemia de coronavírus.
Com a retomada, a companhia abriu prazo para os usuários com mais de um ano de atraso no pagamento negociarem, dentro do Programa de Renegociação de Dívidas, que está vigente até o fim do mês de novembro. Nesse programa, para as faturas vencidas entre 1º de agosto de 2015 e 31 de julho de 2019, a empresa está concedendo um desconto de 99% sobre os valores referentes a multa e juros, para pagamento à vista. O desconto é de 50% sobre os valores de multa e juros no caso de parcelamento e isenção total de juros futuros.
A Corsan também disponibiliza novos canais para pagamento das dívidas. Para os clientes que têm o celular cadastrado na Companhia, é enviado um SMS 15 dias após o vencimento da fatura e, a partir da pandemia, foi incluído o código de barras para facilitar o pagamento.
A segunda via da fatura também pode ser acessada no aplicativo (APP) Corsan e na Central de Serviços no site www.corsan.com.br.
Também é possível fazer o parcelamento administrativo, com 35% de entrada e restante em até 12 vezes; parcelamento usando o cartão de crédito, sem entrada e em até 12 vezes, dependendo do limite do usuário. O valor mínimo da parcela é de R$ 30,00 por economia para a categoria residencial subsidiada e de R$ 50,00 por economia para as demais categorias.
Para obter as vantagens, em especial no programa de renegociação, o titular da conta deverá entrar em contato com a Corsan pelo telefone 0800-646-6444 ou por meio dos canais digitais. Para o atendimento presencial, é necessário agendar horário via 0800, pelo site www.corsan.com.br ou pelo aplicativo de smartphone.
Novo padrão de ligação de água
Desde segunda-feira, 28 de setembro, todas as ligações de água solicitadas na Corsan deverão atender a um novo padrão. Entre as principais vantagens, segundo a companhia, destacam-se a prevenção de fraudes, a facilidade de acesso ao hidrômetro, maior proteção e redução de vazamentos no quadro. “A unidade de medição garante acesso total à equipe da Companhia sem necessidade de entrar no terreno ou interferir na rotina do cliente, além de contar com lacres que permitem o acesso apenas de pessoas autorizadas”, destaca a Corsan.
A padronização é exigida apenas para ligações novas ou para alteração no local do ramal de água. As instalações já existentes não precisam se adequar ao novo padrão. A Corsan não realizará novas ligações de água em imóveis que não estiverem tecnicamente adequados aos novos padrões.
O usuário que tiver aprovada uma nova ligação de água deverá adquirir a caixa de proteção do hidrômetro em lojas de materiais de construção ou similares no comércio local, bem como instalar a caixa no seu imóvel, dentro do padrão estabelecido. Ao adquirir a caixa, deve ser verificada a presença de selos que atestam a qualidade do produto. A caixa deve ser instalada em um muro de alvenaria ou concreto situado na divisa frontal do imóvel, com a grade voltada para a rua. Em Taquari, a caixa é comercializada nas lojas Ferragem Totinha e Comercial Elétrica Adelso Costa.
Para fazer o pedido de nova ligação de água, o usuário deve efetuar a solicitação na Unidade de Saneamento (US) mais próxima ou pelo call center (telefone 0800.646.6444), para abertura de protocolo e início da contagem de prazo. A Corsan, então, realiza a vistoria que notifica se a ligação tem ou não viabilidade técnica. Se for viável, o cliente deve apresentar a documentação solicitada. Quando a ligação for aprovada, o usuário precisará adquirir e instalar uma caixa de proteção (mais detalhes abaixo), para que a Companhia realize a conexão da nova ligação à rede de distribuição de água conforme a norma vigente.
Mais informações estão disponíveis no site corsan.com.br/novo-padrao-de-ligacao-de-agua e nos canais oficiais da Companhia.