A construção de um silo para secagem do milho era um anseio antigo da agricultura em Taquari. Uma das principais culturas locais, o produto precisava ser beneficiado em outros municípios. Em 2020, graças a um investimento próprio da Certaja, boa parte da produção local pode ficar em Taquari.
A cooperativa investiu cerca de R$ 300 mil na adaptação de parte do engenho de arroz para beneficiamento do milho. Isto possibilitou que cerca de 30 produtores locais pudessem destinar sua produção à cooperativa. Anteriormente, todo o milho de Taquari era levado para beneficiamento em outras cidades, principalmente Teutônia. “Há tempo tinha uma reivindicação dos produtores de Taquari, solicitando que a Certaja colocasse algum espaço para secar milho. Eles são associados, compram os insumos aqui, as sementes. Então fizemos esse investimento e esse foi o primeiro ano que secamos o milho aqui”, contou o integrante da Certaja, Antônio Tedesco. A capacidade de armazenamento é de 42 mil sacas.
O produto recebido pela Certaja é beneficiado no engenho local. Além da secagem, são ensacados milho quebrado, ventilado, em grão, moído grosso e fino, destinados à alimentação animal.
A cooperariva Certaja estima que as operações com o novo produto em 2020 representaram 20% em relação à do arroz, que já era realizada pela Certaja. “Estamos contentes. Pegamos um primeiro ano em que houve problemas na produção do milho, com enchente e seca, mas conseguimos receber bastante milho. O produto ficou valorizado também, então acabou sendo um ano bom para o setor, porque chega a estar faltando milho no mercado”, relata Antônio. A nova operação envolve cinco trabalhadores na cooperativa.
Segundo o extensionista rural da Emater, Alberto Bischoff, em Taquari, há 850 hectares de milho grão, com produção estimada em 5.764 kg por hectare. Para silagem, são outros 850 hectares e produção estimada em 30 mil quilos por hectare.
Além disso, verifique
Construção de nova ponte do Capão deve começar em 20 dias
A administração municipal informou que a construção da nova ponte do Capão, que liga o ...