Quatro cruzamentos de vias movimentadas do município estiveram em debate na última sessão do Legislativo, realizada na tarde da terça-feira, 1° de setembro. Os vereadores consideraram necessárias mudanças na sinalização. A realização de estudo técnico sobre o trânsito também foi sugerida.
O assunto foi levado à pauta por José Harry (PDT). Para ele, é preciso instalar sinaleiras em três cruzamentos: entre as ruas Osvaldo Aranha e Vereador Praia; rodovia Aleixo Rocha e rua Pontes Filho (próximo ao Barbieri); e no entroncamento da Aleixo Rocha com avenida Lautert Filho e rua Campo Romero (esquina do União). “Nossa cidade tem ruas pequenas e grande fluxo de veículos. Já está na hora de ter sinaleiras. Nas esquinas do Barbeiri e União com mais veemência e rapidez, porque já existe ali uma proposta de um supermercado começar a funcionar, no prédio antigo da igreja Batista Betel, então vai aumentar o fluxo de veículos e os carros que chegam a Taquari pela Aleixo Rocha vêm em alta velocidade”, apontou o vereador.
Marquinho (PSDB) concordou. “Tem que incluir a esquina da Certaja (rua General Osório) com Albino Pinto, porque quem vem na Lautert Filho não vai até a rotatória fazer o retorno. O que custa? É só andar uns metros. O certo é fechar aquilo ali de pedra, é muito perigoso também”, considerou.
Ademir Fagundes (PDT) relatou que, há alguns anos, os vereadores tentaram uma solução para o cruzamento da Aleixo Rocha com a Pontes Filho, como o fechamento do canteiro central, mas não conseguiram avanços neste sentido. Para ele, o local oferece perigo, assim como na esquina apontada por Marquinho, entre General Osório, avenida Lautert Filho e rua Albino Pinto. “É um local complicado de fazer uma manobra. Até da pouco acidente ali se for ver o perigo. Tinha que ter uma rótula ou trancar o canteiro central”, opinou.
O presidente da Casa, Leandro Mariante (PT), considerou importante a discussão levantada pelos colegas. “Precisamos avançar em um estudo técnico, com engenheiro de trânsito. São pequenas alterações que precisam ser feitas”, relatou.
Os vereadores fizeram uma indicação à Prefeitura para melhorias na sinalização destes locais e solicitação de instalação de sinaleiras.
Concessão da RSC-287
O vereador Leandro Mariante informou que o Governo do Estado deve publicar, no dia 10 de setembro, edital para concessão da RSC-287, por 30 anos. “Não participamos dessa discussão”, disse, citando que, para a concessão da BR-386, foram realizadas diversas audiências públicas com a participação da comunidade, diferente do que acontecerá com o edital gaúcho. “O que vai acontecer com a Fazenda Pereira? As máquinas agrícolas vão ter que pagar para passar o pedágio?”, indagou o vereador sobre a possibilidade de instalação de praça de cobrança na localidade.
Manutenção no interior
Tio Nei (PP) indicou à Prefeitura que seja realizada manutenção das estradas de Bom Jardim e Júlio de Castilhos. “A Prefeitura está arrumando as estradas do interior, mas essas ficaram para trás. Acredito que melhorando o tempo dá para dar uma patrolada lá”, considerou.
Parceria mais forte com o Executivo
Vânius Nogueira (PDT) relatou que fez diversos requerimentos e indicações ao Executivo que não tiveram resposta ou não foram realizadas as melhorias necessárias. “Temos que trabalhar mais junto com o Executivo. A gente faz os requerimentos e as coisas vão passando. Tem que ter mais integração do governo com o legislativo. Não adianta só fazer indicação. O governo fez grandes obras, mas tem alguns reparozinhos, coisas pequenas que precisam ser feitas”, disse.