A situação dos municípios pós-pandemia e as estratégias que precisam ser adotadas pelos gestores preocupam a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Nesta semana, a entidade lançou o Ciclo de Grandes Debates, uma iniciativa que visa a dar subsídios para os administradores no enfrentamento destas dificuldades.
O primeiro encontro virtual ocorreu na noite da última segunda-feira, com o tema “O Brasil pode combater os efeitos da pandemia com ação política, democracia e fortalecimento das instituições”. Foram convidados ao debate o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o ex-governador do Estado, Tarso Genro, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. A mediação foi realizada pelo presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen.
Outros quatro debates serão realizados com temáticas na área da Ciência, Saúde, Artes e Sociedade. “Como diz nosso slogan, é no município que tudo acontece, é nele que vamos construir o chamado novo normal. Cabe ressaltar que os municípios não devem apenas se adaptar a esta nova realidade e, sim, ser agente transformador”, afirmou o presidente da Famurs, Maneco Hassen.
Os encontros do Ciclo Grandes Debates terão data e horário divulgados e serão transmitidos ao vivo pelo Facebook e YouTube da Famurs. O projeto recebe patrocínio do Serpro e do BRDE.
