Mexer na terra, apreciar a beleza de uma planta e seu crescimento podem ser um ótimo lazer. O amor pelo cultivo das plantas muitas vezes vem de família. Em outras, surge como uma distração que acaba virando paixão.
Este foi o caso da aposentada Maria de Lourdes Rosa da Silva, 69 anos. Ela começou a adquirir mudas de orquídeas em 2013, após a aposentadoria, e desde então, o jardim só cresce, assim como o gosto pelo cultivo. “Peguei muitas dicas pela internet. Ainda não sei tudo, mas já consigo cultivar. Sinto o maior prazer de estar junto delas. Isto me torna mais alegre, mais grata pelas coisas que Deus nos dá, me tira todo o estresse”, relata. Em sua residência, no bairro Passo da Aldeia, ela preparou um cantinho especial para a coleção de orquídeas.
Outro lugar preparado para uma coleção de plantas está na residência da empreendedora Roberta Araújo da Rosa, 30 anos, no bairro Centro. Ela começou a cultivar suculentas em 2014, após conhecer as plantas de uma amiga. Desde então, ela compra uma espécie diferente sempre que possível. “O que me atraiu foi a delicadeza delas, como elas se reproduzem, do broto até a floração. Me trouxe mais calma, alegria de certa forma, pois é uma festa cada pendão, cada brotinho. Entretenho –me fazendo elas se reproduzirem através das folhas”, conta.
Na casa da estudante Luana Porcher Cardoso, 25 anos, há diversos tipos de flores, folhagens, árvores frutíferas, hortaliças, temperos e chás. Desde criança, ela gostava de acompanhar os pais em colheitas e acabou se apaixonando pelo cultivo. Ela costuma fazer mudas e ficar atenta às formas de desenvolvimento de cada planta. “Me traz paz, tranquilidade, retira o estresse , que , às vezes , ocorre na correria do dia a dia. Sempre que posso, estou mexendo nas minhas plantas, é uma terapia. Cuido delas e elas contribuem tanto na forma de beleza, como as flores, quanto na alimentícia, no caso das árvores, hortaliças, temperos e chás. “
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...