A trajetória de 42 anos na Rádio Açoriana, que encerrou as atividades em agosto de 2019, não foi o suficiente para o locutor Valmor Pereira abandonar a profissão, da qual sempre gostou.
Há pouco mais de um mês, ele se dedica a um novo projeto, o da rádio on-line Voz Açoriana, inaugurada em 4 de julho, dia do aniversário de Taquari. “O resultado está além do esperado. Com apoio de amigos e simpatizantes, a audiência vem crescendo a cada dia e já computamos milhares de acessos”, salienta o radialista.
A rádio on-line pode ser acessada através do site vozacoriana.com.br <http://vozacoriana.com.br/> ou pelo aplicativo disponibilizado na loja do Google (PlayStore). “Com parte da programação voltada a confeiteiros e panificadores e a facilidade das redes sociais, alcançamos uma projeção de âmbito nacional, resultando em ouvintes de diversos estados do Brasil, além de dezenas de municípios gaúchos. Estamos voltados, também, a um maior alcance de âmbito municipal, destacando as atrações diárias de nossa programação e a disponibilidade de horários para divulgação de empresas, entidades e organismos de prestação de serviços”, completa.
A programação, desenvolvida com o apoio de profissionais na área de jornalismo, ocorre das 6h às 24h. Na parte da manhã, de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h, tem o programa Hora da Farinha e, a partir desse horário, segue com os programas “Dia a Dia”, “O Vale em Destaque”, “Bem Assim”, “Malas Prontas” e “Redação Voz Açoriana”.
Na parte da tarde e à noite, são programas destinados a atrações musicais e interação com os ouvintes pelas redes sociais e, em especial, pelo WhatsApp. A programação é desenvolvida com o apoio dos jornalistas Anna Prescht e Márcio Souza.
Voz característica da rádio AM foi parar na internet
A ideia de retornar à função de locutor e abrir uma rádio surgiu alguns meses após o fechamento da rádio Açoriana, ao trocar ideia com a esposa, Vanusa Haetinger, sobre o crescimento das rádios on-line e a facilidade para acessá-las, já que a internet está em todos os lugares. A lacuna deixada no setor da comunicação com o fechamento da Açoriana também foi decisivo.
Valmor já disponibilizava de parte da estrutura física em sua casa, inclusive mão de obra acessível (no caso, ele). “Fizemos um levantamento e resolvemos investir neste projeto. Já de início tivemos o apoio de uma empresa, que se dispôs a patrocinar um programa diário e isso adiantou as providências para a implantação da Rádio Voz Açoriana”, conta.
O nome foi definido acolhendo sugestões da agência de publicidade ComPH. “Desde o fechamento da rádio Açoriana, por diversas vezes, ouvi pessoas que, ao me ouvirem, sempre comentavam que essa era a voz característica da emissora AM, que havia fechado, e que sempre associavam o nome Valmor ao rádio”, lembra.