Faltando pouco mais de um mês para o retorno da Copa Zanc de Futebol de Campo, o jornal O Fato inicia, hoje, uma série de reportagens para mostrar como volta cada clube. E para abrir a série, o Colorado, vice-campeão em 2019 e bicampeão em 2013 e 2014.
O objetivo do clube do Leo Alvim Faller continua sendo o título, apesar de ter, neste período de pandemia, ampliadas, consideravelmente, suas dificuldades financeiras, conforme a fiscal deliberativa do clube, Aline Ramão. “Devido à pandemia, estamos com atraso em todas as reformas que tínhamos começado, pois ficamos sem receber aluguéis da sede, sem dinheiro em caixa e com dívidas a pagar”.
Quanto ao time dentro de campo, Ramão afirma que nada muda. “Quando voltaramos e, se voltarmos, continuaremos com os mesmos jogadores e os mesmos técnicos, até porque os que caminham conosco são por parcerias e amor à camiseta que vestem.” Com essa decisão, Tiago Ramão, que foi vice-campeão com o clube em 2019, continua à frente do time na categoria 1º Quadro, enquanto Elias Almeida segue no comando do Segundinho.
Sobre o estado do gramado do estádio Martins, que foi alvo de críticas na primeira rodada, Ramão disse que ele sempre foi assim. “Acho que comentários e críticas partiram de quem nos subestimou, achando que seríamos adversários fáceis.”
O elenco
Para a Copa Zanc 2020, o Colorado manteve a base de 2019, apesar de ter perdido peças importantes. O ala Marcinho, os volantes Jefinho Ramão e Chinho, o polivalente Tucho, que atua como ala e meia, e o atacante Denílson, revelação do certame no ano passado, continuam no clube e com a missão de conquistar o título que escapou por pouco no ano passado. Ao todo, o Colorado tem 11 atletas de fora, oito que estão dentro do limite de estrangeiros de cada clube, e mais três, os meias Luan e Xandi Pinheiro, ambos de Triunfo, mas com domicílio eleitoral aqui, e o ala esquerdo Maciel, de Tabaí, que conta como jogador local. Aliás, Tucho, Denílson e Maciel estão inscritos no Segundinho, contudo, devem ser aproveitados no time de cima. Os demais estrangeiros do clube são o zagueiro Lucas Pereira e o atacante Maciel Vargas, ambos de Triunfo, o ala esquerdo Naiel Adriano e o zagueiro Fabrício Simões, os dois de Montenegro, o meia Bruno Soares e o volante Anderson Rosa, dupla de Nova Santa Rita, e o atacante Renan Donato e o meia Alexandre Alves, ambos de Canoas. De jogadores de Taquari, o Colorado tem no elenco o goleiro Ígor Brito, o zagueiro Bicudo e os volantes Heriton Felipe e Flammarion.
Na categoria 2º Quadro, o Colorado mudou bastante o elenco e, em 2020, dará oportunidades para jogadores do bairro Leo Alvim Faller, além de manter alguns atletas experientes que fizeram parte da campanha do terceiro lugar na Copa Zanc em 2019, como o goleiro Gão, o ala Batata, os volantes Danielson, Hagápio e Matheus Gomes, além do meia Feio. O jovem atacante Ezequiel, que estreia em Municipal, é a grande aposta do clube, inclusive para compor a categoria principal.
As últimas campanhas
Em sua história, o Colorado tem cinco títulos na categoria principal, em 1992, 1999, 2000, 2013 e 2014. No ano passado, o Colorado fez a melhor campanha na primeira fase, mas perdeu em casa a final para o Parque do Meio, nos pênaltis. Na categoria 2º Quadro, o clube do Leo Alvim Faller foi campeão em 2002 e 2012 e vice em 2014, quando perdeu para o Juventude, 2015, superado pelo Pinheiros, e 2016, derrotado pelo Independente. No ano passado, o Colorado ficou em terceiro.
A estreia
Na estreia da Copa Zanc, no distante dia 15 de março, o Colorado, em casa, diante do favorito São José, ficou no empate em 0 a 0. Tiago Ramão escalou o time com Ígor Brito; Heriton Felipe, Lucas Pereira, Fabrício e Naiel Adriano; Bicudo, Jefinho Ramão, Chinho e Tucho; Denílson e Maciel Vargas.
Assim como a categoria principal, o Segundinho também ficou no 0 a 0 com o São José. O técnico Elias Almeida escalou seu time com Gão; Batata, Adelmo, Jessé e Maciel; Patrick Lima, Matheus, Preto e Emanuel; Denílson e Ezequiel.
Na volta da Copa Zanc, no dia 6 de setembro, o clube do Leo Alvim Faller folga e só volta a campo no dia 13, no estádio Martins, contra o Taquariense. Na quarta rodada, no dia 20, o Colorado encara o Juventude, no estádio Álvaro Quadros, no Rincão, e fecha o primeiro turno no dia 27, no estádio Martins, contra o Flamengo.
ELENCO DA CATEGORIA 1º QUADRO
GOLEIRO
Ígor Brito
ZAGUEIROS
Bicudo
Lucas Pereira*
Fabrício Simões*
LATERAIS
Marcinho
Naiel*
VOLANTES
Jefinho Ramão
Flammarion
Chinho
Anderson Rosa*
Heriton Felipe
MEIAS
Bruno Soares*
Alexandere Alves*
Xandi Pinheiro
Luan
ATACANTES
Renan Donato*
Maciel Vargas*
*Estrangeiros
ELENCO DA CATEGORIA 2º QUADRO
GOLEIROS
Gão
Chinês
ZAGUEIROS
Adelmo
Jessé
Vágner Azambuja
LATERAIS
Batata
Lucas Gomes
Ismael Borba
Gabriel Assis
Maciel
Enrique Rodrigues
VOLANTES
Hagápio
Danielson
Matheus Gomes
Patrick Lima
Paulo Ricardo
MEIAS
Feio
Emanuel Labres
Fábio da Silva
Tucho
Preto
ATACANTES
Jorge Botelho
Ezequiel
Deivid Rosário
Denílson