A unidade da Fundação de Proteção Especial (FPE) de Taquari, também conhecida como Instituto Agrícola Presidente Dutra (IAPD), recebe adolescentes para moradia desde o dia 20 de abril como Núcleo de Acolhimento Provisório. A volta da casa de acolhimento, que teve atividades até a década de 1980, havia sido anunciada em outubro do ano passado, durante visita do secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini.
Os adolescentes atendidos têm entre 12 e 18 anos e são encaminhados pelo Juizado da Infância e da Juventude para execução da medida protetiva de acolhimento institucional. Segundo a FPE, o local oferece cuidado e proteção em espaço de desenvolvimento para situações de afastamento dos cuidados familiares, de forma excepcional e provisória, em razão de vulnerabilidade e riscos sociais, como abandono, abusos, maus tratos, negligência ou violências. O serviço é completar aos municípios da região, ou seja, não atende somente a pessoas de Taquari. A capacidade atual é de oito vagas.
A fundação divulgou que a estrutura ofertada inclui dormitório individual com banheiro, sala de convivência, cozinha e espaço para lazer. “Cotidianamente são acompanhados por agentes educadores nas atividades de rotina, dois no turno da manhã, dois no turno da tarde e dois à noite. Possui uma equipe técnica composta por psicóloga, assistente social e supervisão técnica de um profissional de educação física. O núcleo é composto por um diretor, uma assistente de direção e uma chefe de equipe (educadora que supervisiona as atividades cotidianas)”, disse a FPE, por e-mail, através de sua assessoria de imprensa. A instituição integra um grupo de 29 serviços de acolhimento da FPE, que também incluem 27 abrigos residências e um institucional com anexo residencial, em Porto Alegre.
Até o ano passado, o trabalho da unidade de Taquari era destinado às crianças atendidas pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Assunção, com oficinas e trabalhos preventivos.
Além disso, verifique
Construção de nova ponte do Capão deve começar em 20 dias
A administração municipal informou que a construção da nova ponte do Capão, que liga o ...