Desde o sábado, 30 de maio, município não registra casos positivos de coronavírus. “Estamos torcendo para fechar uma semana sem casos novos”, diz o prefeito Maneco.
Ele atribui o resultado ao trabalho conjunto: “a responsabilidade da população e as medidas que todos estão adotando. Na nossa cidade, há uma conscientização a olhos vistos. Quem está fazendo alguma atividade está tomando todos os cuidados. Mérito coletivo , se a gente conseguir fechar esta semana sem casos novos”, destaca.
Dados até a tarde de ontem , apontam 137 pacientes confirmados com coronavírus em Taquari, desde o dia 30 de março, sendo 38 ativos. Há 140 pessoas sendo monitoradas e seis casos suspeitos aguardando resultado do teste.
Esta semana foi marcada também pela ampliação no número de recuperados. Passou de 74, na quinta-feira da semana passada, quando havia 133 confirmados, para 98 diante de 137 casos positivos. O percentual de recuperados passou de 55,63% para 71,53% em relação aos casos registrados.
Lancherias e restaurantes podem abrir à noite
Desde a sexta-feira, 29 de maio, restaurantes e lancherias podem abrir ao público, desde que adotem as medidas de contenção e prevenção. O Decreto Municipal n°3.989, determina que o atendimento presencial poderá ocorrer até às 22 horas, assim como farmácias, postos de combustíveis e hotéis que trabalham em regime de 24 horas. Após às 22h , é permitido, levando em consideração os protocolos de cada bandeira, os serviços de telebusca e tele- entrega de alimentos e fármacos. O Vale do Taquari, conforme os critérios de distanciamento controlado, instituído pelo governo do Estado, está, pelo menos até o próximo domingo, sob os protocolos da bandeira laranja. A classificação, que passa a valer nas segundas-feiras, é anunciada nos sábados, levando em consideração, indicadores regionais, de, entre outros, óbitos por Covid-19 e internações hospitalares.