Um versátil prato com peixe que agrada a muitos é o escabeche. Nesta Sexta-feira Santa, o pescador Alberto Sulferino dos Reis Martins, 71 anos, conhecido por Ferefeto, ensina a receita que prepara com frequência.
Para dois quilos de filé de peixe (escolha a espécie de sua preferência), o pescador utiliza duas cebolas, dois tomates, meio copo de vinagre, azeite a gosto e farinha de trigo. O primeiro passo é temperar os filés, empanar na farinha de trigo e fritar. O peixe frito deve ser reservado enquanto se prepara o molho. As cebolas e os tomates são picados em cubos e colocados para fritar em bastante azeite. “Antigamente se fazia o molho só com azeite, mas hoje eu não faço mais. Misturo um pouco de água junto, porque o pessoal não gosta mais de muita gordura”, explica. Quando o molho estiver consistente, se acrescenta o vinagre e deixa cozinhar por mais um pouco. Por fim, em um pote com tampa, se coloca os peixes fritos com o molho por cima.
O escabeche é armazenado na geladeira, onde, segundo o pescador, tem durabilidade de, pelo menos, 30 dias. Pode-se comer nas refeições com acompanhamentos como arroz, batata ou maionese. “O normal é comer gelado, mas tem gente que esquenta. Dá para comer no café também, com pão”, contou Ferefeto.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...