A agência de Correios de Taquari não faz entregas no Loteamento Bella Vista, localizado na região central da cidade. O bancário Gelson Baroni, 50 anos, morador do loteamento, diz que procurou a agência para saber a razão e foi informado que as ruas do bairro precisam estar mapeadas e com os nomes.
As ruas não têm sinalização, não têm placa com o nome. A prefeitura não deu prazo para fazer. Vamos ter uma reunião na próxima semana. A prefeitura acha que é um condomínio particular, não é um lugar fechado, é um lugar aberto”, reclamada Baroni.
Segundo o bancário, ele tem muitos transtornos com a falta de entregas em seu endereço. “Tem que dar o endereço do sogro para entregas de encomendas. É um absurdo, não tem cabimento, em linha reta tem 500 metros do Correio até ali”. Baroni disse que recebeu uma multa de trânsito e não pode recorrer porque não recebeu a notificação em casa. “Perdi 200 e poucos reais porque o Correio não entregou a multa e eu não sabia.”
O morador do loteamento, Diego Caminha, 38 anos, mora há dois anos no local e diz que tem que buscar suas correspondências no Correio. “Não atrasa, mas dá transtorno porque tem que correr atrás”, salienta. O empresário, Carlos Zimmermann, 38 anos, coloca o endereço de sua mãe nas correspondências. “Se não fosse isso, seria terrível.”
Câmara envia correspondência
A Câmara de Vereadores enviou um ofício para a Superintendência Regional dos Correios, em Porto Alegre, no dia 27 de janeiro, solicitando a entrega de correspondência no Loteamento Bella Vista. Não obteve resposta até o momento.
Prefeitura diz que colocará placas
O Fato entrou em contato com a prefeitura e expôs a situação. A prefeitura emitiu a seguinte nota: “O Departamento de Trânsito já está dando atenção a esse caso e vai encaminhar a solicitação de orçamentos para aquisição de placas de nomenclatura, conforme disponibilidade de recursos.”
Contraponto
O Fato entrou em contato com a agência local dos Correios e com a Agência Central em Porto Alegre. Um funcionário da agência local disse que não foi feita a distribuição de novas áreas e que não tinha previsão para isso, declarando que a gerente local estava de férias e não tinha mais informações.
A Agência Central se manifestou através de nota: “O loteamento Bella Vista, em Taquari, não está sendo atendido pela entrega domiciliária de cartas e encomendas porque muitas residências não possuem numeração regular e não têm caixa receptora de correspondências. Além disto, diversas ruas não possuem placas de identificação dos logradouros. Vale lembrar que os Correios seguem a Portaria Interministerial n° 4.474, de 31 de agosto de 2018, que estabelece que, para a distribuição em domicílio acontecer, é preciso atender aos seguintes critérios:
Art. 10. A ECT deverá realizar a entrega externa em domicílio, sempre que atendidas as seguintes condições:
I – houver a indicação correta do endereço de entrega no objeto postal com o correspondente Código de Endereçamento Postal – CEP;
II – o distrito possuir quinhentos ou mais habitantes, conforme o censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE;
III – as vias e os logradouros:
a) oferecerem condições de acesso e de segurança ao empregado postal; e
b) dispuserem de placas identificadoras do logradouro, instaladas pelo órgão municipal ou distrital responsável; e
IV – os imóveis:
a) apresentarem numeração de forma ordenada, individualizada e única; e
b) dispuserem de caixa receptora de correspondência, localizada na entrada, ou houver a presença de algum responsável pelo recebimento do objeto postal no endereço de entrega.
Assim que a situação for regularizada e as condições previstas na Portaria forem atendidas, os Correios incluirão o Loteamento no próximo Sistema de Distritamento, trabalho técnico realizado com o objetivo de dimensionar os recursos necessários para que seja iniciada a distribuição domiciliária no local.
Por enquanto, os moradores do Loteamento Bella Vista podem retirar suas correspondências e encomendas na Agência de Correios de Taquari, que fica na Rua Sete de Setembro, 1815, Centro, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Para esclarecer dúvidas ou registrar reclamações, a população pode acessar o “Fale Conosco”, no site www.correios.com.br, ou ligar para a Central de Atendimento aos Clientes dos Correios (CAC), pelo telefone 0800 725 0100 (de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, e nos sábados, das 8h às 14h)”.