Valdir de Oliveira Alves, 62 anos, tem um prato especial, que aprendeu com amigos de rodeios, e hoje prepara para a família e amigos. A feijoada de Dico, como é conhecido na comunidade, já recebeu muitos elogios.
Para um quilo e meio de feijão são utilizados 200 gramas de pé de porco, 200 gramas de orelha de porco, 200 gramas de bacon, 200 gramas de rabinho de porco, 200 gramas de linguiça calabresa, 200 gramas de costelinha defumada, 200 gramas de pele de porco, quatro cebolas, manjerona, três dentes de alho, manjericão e sal a gosto.
Um dia antes de colocar para o cozimento, Dico põe o feijão de molho na água para hidratar e amolecer mais facilmente. No dia do preparo, em uma panela grande, ele coloca o feijão, a orelha de porco e o pé de porco e água até três dedos acima do feijão. Quando inicia a fervura, ele coloca os demais ingredintes – menos a linguiça calabresa e o bacon – até engossar bem o caldo. O sal a gosto é colocado no início para pegar no feijão e nos demais ingredientes. Em uma outra panela, ele coloca para refogar a calabresa, o bacon e os demais temperos. Quando estiverem fritos, despeja tudo na panela do feijão, deixa cozinhar por mais uns 20 minutos e está pronta a feijoada, que pode ser acompanhada de farofa, couve, arroz branco e laranja doce, que auxilia na digestão.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...