Um projeto que foi desenvolvido pelo educador social, Cristiano Souza da Silva, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), por meio da administração municipal de Fazenda Vilanova, está atendendo 120 idosos de cinco comunidades do interior do município.
Os encontros são realizados em segundas-feiras, nas localidades de Fazenda Juliana, Nova Westfalia, Arroio do Pau/Santana, Matutu e Sede. Segundo o educador social, o projeto pioneiro na região foi implantado em 2017, mas vem crescendo a cada ano, devido à dinâmica.
As aulas de dança e ritmos na vida dos participantes promovem uma série de benefícios, sobretudo nas relações interpessoais. “É no fator social e psicológico que a dança atua com maior eficiência, diminuindo o quadro de depressão e isolamento social muito comum nesta faixa etária”, explica.
Em reunião com o prefeito José Luiz Cenci, o educador social mostrou o projeto e a sua evolução junto aos munícipes. “O trabalho através do projeto dança e ritmos está contribuindo muito para a melhor qualidade de vida dos grupos de terceira idade que aderiram à proposta. As aulas são divertidas e os resultados são muito significativos quanto à redução na procura pelos serviços de saúde”, salientou Cenci.
O projeto foi apresentado no 35º Congresso Internacional de Educação Física, realizado em Foz do Iguaçu, entre os dias 18 e 21 deste mês.
