Principal / Variedades / O apelido das famílias: Por que Queridos?

O apelido das famílias: Por que Queridos?

Em Tabaí, um apelido de família é “Queridos”, que também dá nome à praça na localidade de Vila Tabaí, no mesmo município. A explicação para esse apelido, de tão antigo, nem mesmo a neta, Alzira Pereira Schnoremberger, 92 anos, e a bisneta, Maurícia de Souza, 83 anos, sabem.
Alzira diz apenas que ele foi passando para os filhos e para os netos. “A família é muito grande”, ressalta Alzira, que é filha de João Ferreira de Souza, o João Querido (filho de Serafim). “Não quero me prosear, mas a família é muito boa, uma família séria, de trabalhadores”, destaca.
Ela recorda também alguns dos nomes dos demais filhos de Serafim: Modesto, Francisco (Chico), Batista, Ulisses, João e Juca.
João Querido casou-se com Rosa Pereira Blanc e teve nove filhos, sendo Alzira e Pedro, que residem em Paverama, e os falecidos, Antônio, Serafim, Theodora, Martinha, Marcídio, Adilino e Ermes.
Marcídio era esposo de Maurícia Ferreira de Souza, que é bisneta de Serafim. “Toda a vida conheci ele por “Vovô Querido”, mas não sei o porquê.”
Ela lembra que a praça na Vila Tabaí recebeu este nome quando Tabaí era distrito de Taquari. “Quem botou o nome da praça foi o Celso Martins e até deu encrenca porque tinham muitos que moraram ali. Mas botaram o nome de um antigo e o Celso, como se dava muito com os Queridos, botou Praça dos Queridos.”
Outra moradora de Tabaí, Ibraima de Souza Machado, 93 anos, diz que a família do seu sogro, Francisco, conhecido por Chico, também era dos Queridos e que a maioria deles residia perto do local onde hoje é a praça.

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ