Diante dos problemas recorrentes no abastecimento de água pela Corsan enfrentados por centenas de famílias, a administração municipal oficiou a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS) uma reclamação relacionada aos serviços que vêm sendo prestados no perímetro urbano e à falta de cumprimento de cláusulas contratuais de melhorias na reservação e na rede de abastecimento.
A Administração Municipal busca junto à AGERGS a fiscalização do contrato firmado em 2014, no que tange assegurar a prestação de serviços adequados, que satisfazem as condições de regularidade, continuidade, eficiência, atualidade, generalidade na prestação dos serviços. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, essas medidas já haviam sido solicitadas à empresa em agosto de 2019, quando se buscaram informações sobre o atendimento das demandas e implantações previstas em contrato, mas que não tiveram respostas esclarecedoras.
A Administração Municipal aponta que Bom Retiro do Sul está com sérios problemas de abastecimento de água nos bairros São João, Laranjeiras, São Francisco e Goiabeira, tendo vários pontos com falta de água em diversas horas do dia. “Mesmo com a comunicação dos fatos à Corsan, a administração municipal e os consumidores não estão tendo atendidas suas demandas, situação que tem gerado um grande descontentamento da comunidade, que exige providências, considerando ser a água indispensável à saúde e higiene, mormente no verão, cujo consumo se amplia”, diz a assessoria de imprensa.
O assunto está sendo tratado na prefeitura pelo Gabinete de Crise, instituído em 30 de dezembro de 2019 pelo o prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, para elaboração e sugestões de soluções para os casos de emergências e de calamidade pública no município. O setor é coordenado pelo vice-prefeito, Eder Ciceri.
Corsan fará revisão do sistema
Na manhã de ontem, a assessoria de imprensa da prefeitura divulgou que o prefeito Edmilson Busatto, em contato com o Diretor da Corsan, Jean Carlo Flores Bordin, acertou uma revisão completa de todo o sistema de abastecimento de água pela empresa em Bom Retiro do Sul. O trabalho será feito na segunda e terça-feira, dias 13 e 14 de janeiro. O objetivo é resolver os problemas de abastecimento no município, que se agravaram no final de 2019.
O trabalho de vistoria do sistema será feito por uma equipe operacional de Porto Alegre, com o apoio da equipe do escritório regional de Estrela e da equipe de Bom Retiro do Sul. O prefeito informa ainda que na quinta-feira, 16 de janeiro, a diretoria da Corsan virá ao município apresentar o cronograma de ações para a cidade.