A produtora rural, Lúcia Garcia de Borba, 56 anos, aprendeu a fazer doce de abóbora quando ainda era criança. A receita foi sendo aprimorada com o tempo durante os aprendizados nos cursos promovidos pela Emater de Taquari.
Para fazer o doce, Lúcia utiliza 1 kg de abóbora, 700g de açúcar e duas colheres de cal, o mesmo pó branco utilizado na construção civil. “Tem que cortar a abóbora em cubinhos e deixar de molho na água com duas colheres de cal, por umas duas horas. A cal é o que faz ficar com a casca durinha”, explicou.
Depois deste processo, deve-se lavar as abóboras, furar os cubinhos e colocar para cozinhar com o açúcar e dois litros de água. Lúcia costuma colocar metade do açúcar e deixar ferver por cerca de uma hora. “Eu deixo repousar durante a noite e termino de cozinhar no outro dia, com o resto do açúcar, por mais umas duas horas”, contou.
Quando o doce fica pronto, os cubos e a calda são colocados em vidros de conserva reutilizados. A produtora rural coloca os potes a ferver por cerca de 15 minutos para vedá-los. O doce tem boa durabilidade.
