De acordo com indicadores criminais da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, aumentou o número de veículos roubados em Taquari. O período analisado foi de janeiro a setembro de 2018 e janeiro a setembro de 2019. Neste período no ano passado, dois carros foram levados e, neste ano, 10. No mesmo período, o número de furtos em 2018 foi de 185 e 32 roubos. Entre janeiro e setembro deste ano, foram registrados 148 furtos e 24 roubos.
Em 2018, o mês que teve mais ocorrências de roubo foi em abril, com 36. Neste ano, fevereiro e junho apresentaram o número de 11 para roubos. No ano passado, um veículo foi furtado em março e outro em setembro. Neste ano, a concentração maior de roubos de veículos foi em março e setembro, 2 em cada mês. Esses números podem ser conferidos na tabela abaixo.
Em entrevista ao O Fato sobre estes índices, a delegada Betina Martins Caumo salientou que o trabalho da Polícia Civil e Brigada Militar é constante. “Sempre visando à redução dos índices e a maior sensação de segurança para a comunidade. Os números de tais crimes estão diretamente ligados a prisões ou liberdade de indivíduos que os praticam. Exemplo, época em que determinados meliantes encontravam-se em liberdade tem um alto índice de furto de veículos mais antigos. Quanto aos roubos a pedestres e estabelecimento comercial ocorridos em 2019, cessaram após a prisão dos autores”. A delegada frisou que o mesmo aconteceu em relação aos furtos. “Com a prisão de um dos principais autores e a internação compulsória de outro, tiveram redução. Roubo de veículo na cidade tem forte ligação com a traficância e, em regra, são cometidos por meliantes vindos de fora da cidade a serviço do tráfico. Em geral, os índices estão dentro da normalidade ou até abaixo para a cidade do porte de Taquari, de modo que são satisfatórios”, destaca a delegada.
