A aposentada Nilsa Oliveira de Souza faz um bolinho de chuva que agrada a todos que experimentam. A receita foi ensinada há mais de uma década por uma amiga. “Há muitos anos, ela esteve aqui em casa e fizemos o bolinho. Eu nunca mais esqueci da receita e comecei a fazer seguido. Eles ficaram famosos”, comenta a moradora do bairro Praia.
A receita leva dois ovos, uma xícara de açúcar, uma pitada de sal, quatro xícaras de farinha de trigo, uma xícara e meia de leite, um pacote de fermento químico e uma colher de sopa de margarina. “A margarina é opcional. Eu coloco margarina ou uma colher de vinagre, para ele ficar sequinho, mas se não quiser, não precisa colocar”, conta.
Segundo Nilsa, a massa do bolinho não pode ser mole, precisando ficar um pouco pesada. O segredo para o formato ficar bem redondo é utilizar como medida do bolinho uma colher de sobremesa, um pouco menor que a de sopa, e colocar a massa sobre o azeite bem quente. “Depois que colocar os bolinhos a fritar, tem que ir baixando o fogo, controlando, para que não fique muito dourado por fora e não cozinhe por dentro. E esses bolinhos se viram sozinhos na frigideira, não precisa ficar virando para fritar parelho”, explica Nilsa.
Após a fritura, pode-se polvilhar açúcar com canela moída sobre os bolinhos.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...