O médico chileno, Esteban Tarek Bordones, 30 anos, está trabalhando na Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Posto do bairro Colônia 20, desde a última segunda-feira, 9 de setembro. Entre suas funções, além de dar consultas, é fazer visitas domiciliares e acompanhamento de grupos de tabagismo e gestantes.
O clínico geral está no Brasil desde 2017 e revalidou seu diploma na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em janeiro de 2019. Em entrevista a O Fato na quarta-feira, 11 de setembro, o médico contou que tinha vontade de morar no Sul do Brasil. “Tem o clima parecido com o do Chile. Eu morava no Tocantins”. Para conseguir a vaga no posto, Esteban entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Taquari, foi chamado, participou de reuniões e foi contratado.
Esteban conta que o sistema de saúde pública do Chile é diferente do Brasil. “A atenção básica é diferente, o tempo de atendimento aos pacientes tem tempos diferentes e cada posto de saúde tem uma farmácia básica”. Ele conta que teve uma boa recepção da equipe de funcionários e da população. “Eu entendo o idioma e eles têm paciência comigo por falar em outra língua”. A esposa de Esteban, brasileira, também médica, virá para o município até o final de setembro.
Atualmente, a unidade do Colônia Vinte acolhe, em média, mais de 200 pacientes a cada semana.
