O Taquariense inicia, neste domingo, a sua caminhada no Regional Certel/Sicredi da categoria Veteranos. E logo na estreia, o alvi-azul terá pela frente o tradicional Juventude, de Linha Franck, em Teutônia. O Pinheiros, outro representante de Taquari no Regional, folga neste domingo e só entra em campo no dia 17 de agosto, no clássico contra o mesmo Taquariense.
Logo na sua estreia, o Taquariense terá pela frente o tradicional Juventude, da Linha Franck, Teutônia, na casa do adversário. Dono de um título de Regional de Veteranos, em 2015, e um vice, em 2014, o Juventude não fez boa campanha no ano passado, quando encerrou na última colocação entre 12 postulantes ao título. Porém, em 2019, o clube conta com retornos importantes ao elenco, visto que o Gaúcho, com quem o Juventude divide alguns atletas, não disputará o certame. E é contra este Juventude que o Taquariense terá a missão de iniciar a sua primeira participação em Regional da categoria Veteranos. Para a competição, o clube montou um elenco todo novo, mas trouxe alguns atletas acostumados com o Regional, pois já atuaram pelo Pinheiros, como o goleiro Ricardo, o zagueiro Vanva, o volante Gabiru, e os atacantes Zezinho e Paulinho do Céu, este maior artilheiro do Pinheiros em Regional, com 13 gols em quatro temporadas. Os três atletas abaixo da idade são o lateral Eninho, o volante Daniel e o meia João Vítor, grande aposta do clube.
Para o duelo de estreia, o técnico Adriano Rosa, o Negão, terá 21 atletas à disposição. Os desfalques são o zagueiro Vanva e os meias João Vítor, Alcides e Rodrigo. Com isso, a provável escalação é Ricardo; Eninho, Luís, Edmílson e Sorín; Daniel, Birinha e Gabiru; Zezinho, Alex e Paulinho do Céu (Juninho).
O Pinheiros manteve a base dos últimos anos. Dos 23 inscritos até agora, 17 estavam no elenco do ano passado. Com isso, são seis novidades para esta temporada, os goleiros Ígor Brito e Pau de Fumo, o zagueiro Rafael Pontes, o ala Nélson e os meias Braminha e Mosca. Como tem até o dia 20 de agosto para inscrever jogadores, o clube deve anunciar mais perto da estreia mais dois jogadores, um meia e um atacante, ambos estrangeiros. O técnico será Alceu André Pacheco, o Ceceu, que foi bicampeão com o Colorado do Municipal da categoria 1º Quadro em 2013 e 2014.
Como será o Regional de Veteranos
Em 2019, serão 13 clubes na luta pelo título do Regional de Veteranos. Neste ano, cada clube fará seis partidas, três fora e três em casa para cada um. Os 12 melhores passam para a segunda fase, quando iniciam os mata-matas. Serão seis confrontos na segunda fase, definidos por ranking, em jogos de ida e volta, onde o primeiro encara o 12º, o segundo, o 11º e, assim, sucessivamente. Os seis vencedores, mais os dois perdedores com melhor campanha passam para a terceira fase, totalizando oito clubes, em novos confrontos definidos também por ranking. Os vencedores fazem a semifinal e, posteriormente, a final.
Além de Pinheiros e Taquariense, disputam o Regional Ribeirense, de Teutônia, Independente, de Cruzeiro do Sul, Concórdia, de Roca Sales, União de Palmas, Encantado, Internacional, de Lajeado, Águia Azul, de Fazenda Vilanova, Brasil, de Marques de Souza, Estudiantes, de Lajeado, atual campeão, Assespe, de Venâncio Aires, Cruzeiro, de Santa Clara do Sul, e Juventude Teutônia.
Alguns números
Na Veteranos, o Pinheiros vai para a sua quinta participação. Até hoje, a sua melhor campanha foi em 2014, quando encerrou em terceiro. Depois, foi sétimo em 2016, quarto, em 2017, e sétimo, em 2018. Em 40 partidas, são 16 vitórias, nove empates e 15 derrotas. O ataque fez 66 gols e a defesa sofreu 71. Os artilheiros são Paulinho do Céu, hoje no Taquariense, com 13 gols, e Cristiano Haetinger, com seis.