Pela terceira vez, o grupo nativista Os Fagundes se apresentou em Taquari. Eles foram a atração principal do aniversário de 170 anos de emancipação política de Taquari e levaram grande público à Lagoa Armênia.
Antes do show, Neto Fagundes falou a O Fato sobre a emoção de voltar a Taquari e relembrou a amizade com Eraci Rocha, que considerou um embaixador do grupo na cidade. “Toda vez que vimos aqui, fazemos uma homenagem ao Eraci. E também não tem como subir aqui neste palco sem lembrar do Tio Nico. Tivemos várias vezes com ele aqui, na festa de Natal. É um prazer realmente muito grande estar com nossa família mais uma vez aqui”, disse o integrante do grupo. Neto também elogiou as apresentações artísticas do CTG Pelego Branco que antecederam o show. “É um povo muito receptivo com toda a cultura gaúcha. A gente está vendo essa gurizada dançando, se apresentando. Isso aqui significa que a gente vai ter um futuro promissor para a nossa cultura, para a nossa tradição, aqui na cidade”, considerou o cantor.
O casal de taquarienses Jandira Pereira de Souza, 65 anos, e Urbano Lautert, 71 anos, não deixou que o frio o impedisse de acompanhar toda a programação de aniversário de Taquari. “Nós sempre viemos, gostamos de participar. Eu achei melhor neste ano ser só aqui e não vários dias no pavllhão. Aqui é aberto para todo o mundo”, considerou a moradora de Taquari.
O prefeito Maneco destacou que a programação em menor número de dias e sem a feira comercial e industrial foi decidida em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em função das dificuldades econômicas locais e visando a proporcionar um evento totalmente gratuito à comunidade. “Não podíamos deixar passar em branco os 170 de nossa cidade. Fizemos uma programação criativa, com torneio de pesca, programação para as crianças, com a Rua do Lazer e brinquedos, e uma programação cultural, com o show de Os Fagundes, valorizando a cultura do nosso estado através da música gauchesca”, informou o prefeito. Maneco também comemorou o momento que Taquari vive atualmente. “É um orgulho nossa cidade estar completando 170 anos num momento em que ela cresce, se desenvolve, apresenta inúmeras ações positivas para sua comunidade e planta cada vez mais esperança para um futuro melhor”, destacou.
A programação que ocorreu na tarde de ontem na Lagoa Armênia também contou com apresentações artísticas das envernadas do CTG Pelego Branco.
No domingo, tem Torneio de Pesca com premiação e sorteio de barco
O 1º Torneio de Pesca de Taquari está marcado para as 9h, do domingo, na Lagoa Armênia. As inscrições para a competição podem ser feitas através do e-mail imprensataquarirs@gmail.com e pelo WhatsApp (51) 9 9661-9136.
A premiação do torneio será carretilha, caniço, molinete e caixa nautika. Também haverá sorteio de um barco entre os inscritos.
Segundo a prefeitura, os peixes serão retirados da lagoa e transferidos para o Rio Taquari, visando ao controle populacional, tendo em vista que já foram registrados diversos casos de morte dos peixeis que, de acordo com a administração municipal, ocorre em função da superpopulação e pouca profundidade da água.
Rua do Lazer continua no final de semana
A Praça da Bandeira e seus arredores continuarão com atrações durante o final de semana. A Rua do Lazer terá brinquedos infláveis, Portal das Artes e distribuição de erva-mate, no sábado e no domingo, a partir das 14h.