O Pinheiros conquistou três pontos importantes, na última terça-feira, na sua terceira partida pelo Estadual de Juvenis da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Jogando em Garibáldi, o alvi-verde venceu por 3 a 1 o PRS, em sua segunda partida consecutiva longe de Taquari. Amanhã, o Pinheiros volta a jogar fora de casa, desta vez contra o Encantado.
Vindo de vitória sobre o Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, o Pinheiros fez o seu segundo duelo consecutivo fora de casa e, mais uma vez, fez boa partida. O PRS, que vinha de vitória sobre o líder do grupo, o Lajeadense, que goleou o Pinheiros na estreia por 4 a 1, mesmo em casa, não fez frente ao Pinheiros, que criou várias oportunidades, mas acabou errando na hora do arremate.
No primeiro tempo, o Pinheiros dominou a partida, teve o controle do meio-campo e empilhou chances de gols, mas falhou na finalização. Aos 13 minutos do primeiro tempo, o PRS, mesmo dominado pelo alvi-verde, achou um gol e abriu o marcador, com Giovanaz, 1 a 0, placar que se manteve até o intervalo.
No segundo tempo, o jogo continuou igual, com o Pinheiros em cima, buscando o empate, o que conseguiu com o zagueiro Índio, após cobrança de escanteio, logo aos quatro minutos.
Mesmo jogando em casa e sofrendo o gol de empate, o PRS não esboçou reação, e o Pinheiros continuou em cima, atrás da virada. Aos 26 minutos, Allen fez linda jogada e, numa arrancada característica sua, chutou forte, golaço, 2 a 1 Pinheiros. Mesmo com o placar na mão, o alvi-verde continuou fazendo boa partida, não dando chances ao adversário e atrás do terceiro gol, o que conseguiu aos 33 minutos. O volante Luís Fernando fez boa jogada e achou Salathyel, que colocou nas redes do goleiro Jung e fechou o marcador, 3 a 1 Pinheiros.
O jogo contra o PRS estava marcado para a sexta-feira, dia 10, porém, devido ao mau tempo, foi transferido para a última terça-feira. Aliás, a outra partida da quarta rodada do grupo D, entre Lajeadense e Encantado, em Lajeado, também devido ao mau tempo, foi adiada, porém, ainda não tem nova data para ser disputada.
Com a vitória, a segunda em três jogos, o Pinheiros assumiu a vice-liderança da chave D do Estadual, com os mesmos seis pontos do líder Lajeadense, porém, o time de Lajeado leva vantagem nos critérios de desempate. Com a derrota, a segunda em tês partidas, o PRS caiu do segundo para o quarto lugar, enquanto o Encantado, também com três pontos, mas melhor saldo, subiu da quarta para a terceira colocação. O Santa Cruz, que também soma três pontos, mas tem saldo de três gols negativos, no momento, é o lanterna do grupo e, hoje, estaria eliminado do certame.
Amanhã, inicia a quinta rodada do Estadual de Juvenis e o Pinheiros fará a sua terceira partida consecutiva fora de casa. Às 15h30min, em Encantado, o alvi-verde encara o Encantado, em um confronto que pode valer a liderança isolada da chave ao Pinheiros, em caso de vitória ou empate, já que o Lajeadense folga neste final de semana. Para esta importante partida, que pode colocar o Pinheiros na frente de todos os adversários da chave, o técnico Francisco Belinni, o Chiquinho, terá a volta do meia-atacante Ezequiel, que foi expulso na vitória sobre o Santa Cruz e já cumpriu um jogo de suspensão. Com a volta de Ezequiel, Chiquinho terá todo o elenco à disposição. A provável escalação contra o Encantado é Diego; Murilo, Thális, Índio e Bibi; Anderson, Luís Fernando e Bruno Caetano; Allen, Gabriel e Krigor.
Na terça-feira, ainda pela quinta rodada do grupo D, às 15h, o PRS, em Garibáldi, recebe o Santa Cruz, que precisa pontuar para sair da lanterna do grupo.
Após a partida contra o Encantado, o Pinheiros encerrará a sua participação no primeiro turno, tendo feito um jogo em casa e três fora. Se a FGF seguir a tabela original sem alterações, na abertura do returno, ainda sem data divulgada, o Pinheiros também jogará fora de casa, desta vez contra o Lajeadense, em Lajeado, completando quatro jogos consecutivos longe do Pinheirão. Após, no restante do returno, o alvi-verde fará três partidas seguidas em casa, na ordem, contra Santa Cruz, PRS e Encantado, no fechamento da primeira fase do certame.