O Pinheiros conquistou, no último domingo, a sua primeira vitória no Estadual de Juvenis da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Jogando em Santa Cruz do Sul, mesmo com um a menos, o alvi-verde derrotou o Santa Cruz por 2 a 0 e saiu da lanterna para a terceira colocação do grupo D, com três pontos, apenas três atrás do líder Lajeadense. Hoje, às 15h, o Pinheiros volta a campo, em Garibáldi, contra o PRS, em confronto direto que vale a segunda colocação da chave.
Os 14 dias sem jogos oficiais depois da goleada sofrida na estreia, quando perdeu por 4 a 1 para o Lajeadense, em casa, foram bem aproveitados pelo Pinheiros. Buscando a reabilitação na tabela, o alvi-verde visitou o Santa Cruz, que também vinha de derrota por 4 a 1 para o mesmo Lajeadense. Mas num começo muito bom, o Pinheiros, mesmo fora de casa, imprimiu o seu ritmo e logo a um minuto, com Krigor, abriu o placar, 1 a 0.
Após o gol sofrido, o Santa Cruz, jogando em casa, tentou atacar, mas sem muito sucesso. Quando conseguiu chegar, parou na falta de pontaria ou no goleiro Diego. Aos 35 minutos, Ezequiel recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o Pinheiros com a menos.
Na etapa final, com um a mais em campo, o Santa Cruz foi com tudo atrás do empate, mas esbarrou na organizada defesa do Pinheiros e na tarde inspirada do goleiro Diego, que fez diversas defesas importantes, salvando o Pinheiros. Não à toa, Diego foi eleito escolhido o melhor jogador da partida.
Mesmo recuado e com um a menos, nos contra-ataques, o Pinheiros criou algumas oportunidades. Num destes contra-golpes, aos 42 minutos, já nos acréscimos, Salathyel fugiu em velocidade, driblou o goleiro e foi derrubado, falta no bico da área, do lado esquerdo. No lance, o goleiro Gustavo também foi expulso. Bruno Caetano, que fez a sua estreia, acertou um chutaço, no ângulo do goleiro Henrique, golaço, 2 a 0 Pinheiros, placar final.
Com a vitória, o Pinheiros saiu da lanterna da chave D e subiu para a terceira colocação, com três pontos, apenas três atrás do líder Lajeadense, mas com a mesma pontuação do Santa Cruz, agora, lanterna. PRS, de Garibáldi, Pinheiros, Encantado e Santa Cruz estão todos com três pontos, separados apenas pelo saldo de gols. No último domingo, ainda pela chave D, pela terceira rodada, o PRS, em Garibáldi, derrotou o Lajeadense por 1 a 0.
Neste final de semana, acontece a quarta e penúltima rodada do primeiro turno da primeira fase do Estadual. O Pinheiros, hoje, às 15h, em Garibáldi, enfrenta o PRS, em confronto direto pela segunda colocação do grupo D. Esta partida estava marcada para o Pinheirão, porém, devido ao PRS estar com problemas para vir a Taquari, o clube de Garibáldi solicitou que o jogo fosse transferido para lá. O Pinheiros entendeu o problema do adversário, a FGF também concordou com a mudança e o jogo foi confirmado. Assim o Pinheiros jogará três jogos consecutivos fora de casa e, no returno, fará um jogo fora e três em casa.
Para esta partida, o técnico do Pinheiros, Francisco Bellini, o Chiquinho, não terá o meia-atacante Ezequiel, expulso no último domingo, Porém, terá à dispossição o zagueiro e capitão Thalis, que cumpriu suspensão diante do Santa Cruz. A provável escalação é Diego; Murilo, Bernardo (Thális), Índio e Bibi; Anderson (Gustavo), Fernando e Allen; Gabriel, Krigor e Bruno Caetano (Salathyel).
Amanhã, também pela chave D, o Lajeadense, em Lajeado, recebe o Encantado. O Santa Cruz folga.