O aniversário de 170 anos de emancipação política de Taquari terá uma comemoração especial. Foi marcada para o dia 4 de julho de 2019 a inauguração do call center da Zanc em Taquari. Até a data, deve ser concluída a reforma do prédio do antigo Seminário Seráfico/Idesc, que é paga pela prefeitura. O investimento na obra é de R$ 7,4 milhões e empresa deve gerar cerca de 600 empregos em Taquari.
A Administração Municipal e a empresa estão preparando um evento para a inauguração. Ainda não foi definida a programação, que deve ser divulgada em junho. “Está marcada a entrega das chaves por parte da construtora”, confirmou o diretor de projetos da Zanc e responsável pela unidade de Taquari, Alessandro Almeida. Segundo ele, a inauguração depende do cumprimento do cronograma apresentado pela construtora, a Elmo Eletro Montagens, que prevê a conclusão de toda a obra até julho.
O jornal esteve no local na tarde de ontem. Dois pavilhões estão praticamente prontos, faltando apenas a colocação de forro e alguns acabamentos, como pintura. Em outras áreas, está sendo finalizado reboco e realizada colocação de piso.
Além da inauguração da obra, foi anunciada nesta semana a contratação de mais 50 taquarienses. Não é necessário certificado de conclusão do curso de telemarketing, apenas conhecimento em informática e ensino médio completo. O treinamento será feito pela própria empresa. As inscrições devem ser realizadas diretamente no Sine, no subsolo da prefeitura, até a próxima segunda-feira, 15 de abril. Desde agosto do ano passado, quando os primeiros taquarienses começaram a atuar na empresa, a Zanc já selecionou mais de 300 pessoas do município para trabalharem na unidade de Porto Alegre, até que a obra em Taquari fosse concluída. Além disso, na semana passada, 30 adolescentes iniciaram preparação para atuar como jovens aprendizes no call center.
De acordo com o diretor da Zanc, a inauguração da unidade em Taquari representa um momento importante para a empresa. “Estamos com expectativa de que será um grande projeto de sucesso para todos, tanto para a Zanc, como para toda a comunidade de Taquari”, considerou Alessandro Almeida.
Para o prefeito Maneco, a vinda da empresa para Taquari será um marco histórico. “É a concretização de um grande projeto, de uma grande obra, de um grande sonho. Um sonho que, graças a um trabalho constante e uma intensa mobilização, já é realidade. São centenas de empregos gerados, ou seja, mais renda na cidade, mais dignidade, mais prosperidade. É um divisor de águas na história de Taquari, onde a geração de empregos sempre foi um problema. A diferença é que hoje as soluções têm sido buscadas e concretizadas”, salientou o prefeito.
A unidade do call center de Taquari ficará instalada em cerca de 3 mil m² do prédio do antigo Seminario Seráfico/Idesc, localizado no bairro Caieira. As instalações, em sua totalidade, tem cerca de 5 mil m². A parte que não foi reformada pela prefeitura, situada nos fundos do prédio, pode ser revitalizada pela própria empresa no decorrer de sua permanência no município. Se mantiver a média de 600 empregos mensais em Taquari, em 10 anos, o prédio será doado à Zanc. O call center também tem o compromisso de realizar convênio com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para possibilitar compras com desconto em folha no comércio local e fazer a manutenção da Praça Dom Pedro II.