Há no trânsito de Taquari diversas bicicletas motorizadas e O Fato fez uma entrevista com o capitão da Brigada Militar, Rogério Armando Bueno Hoffmann Filho, sobre as regras e leis para conduzi-las.
Conforme o capitão, para dirigir uma bicicleta motorizada é necessário portar a Autorização de Condução de Ciclomotores. “Elas começaram a ser usadas porque as pessoas não faziam a Carteira de Motorista, daí acabaram comprando estas bicicletas e andam no trânsito sem conhecer as regras”, explica o capitão. O preço, em média de uma bicicleta deste modelo é de R$ 1.400,00.
Para o comandante da BM, é um problema os motoristas não possuírem autorização para dirigir. “É um problema para nós. Os motoristas não passam por formação e no trânsito é um problema, porque os motoristas não conhecem as leis de trânsito e isso, com certeza, é um perigo para a comunidade”, salienta Hoffmann Filho.
Para o taxista Vílson da Rosa Santiago, 58 anos, os condutores de bicicletas motorizadas atrapalham muito o trânsito. “Eles andam na contramão, cortam a frente, não respeitam e atrapalham muito”, considera o profissional que atua há 20 anos como motorista.
Conforme a diretora do Centro de Formação de Condutores, Franciele Librelotto da Rosa, para obter a Autorização de Condução ou carteira para moto é preciso passar por aulas teóricas e todos os procedimentos pertinentes que habilite a dirigir um veículo com motor. Ela disse que até o momento ninguém buscou a Autorização de Condução em Taquari. “No Estado há apenas 37 pessoas habilitadas só para este tipo de veículo. Só pode conduzir acima de 18 anos e, para obter a Autorização de Condução, precisa passar por exame médico, avaliação psicológica, curso teórico, provas teóricas, curso prático e prova prática. O valor é R$ 1.010,30”.