Alunos do 5º ano do Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja trabalharam, de agosto a dezembro, o projeto “Muito Além do que Vejo”. Elaborado e executado pela enfermeira da Unidade Básica de saúde (UBS) do bairro Prado, Andreia Oliveira Silveira, o tema tratou da conscientização sobre a alimentação saudável e a prevenção de doenças, como diabetes mellitus, colesterol, triglicerídeos, hipertensão arterial sistêmica e obesidade.
Quando os alunos percebem que hábitos saudáveis os ajudam a viver melhor, sentem-se motivados a colocá-los em prática com regularidade, conscientizando-se de que é necessário começar ainda na infância. (…) Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios”, diz a enfermeira especialista em Saúde Coletiva e em Educação Profissional em Saúde.
As ações foram trabalhadas interdisciplinarmente, buscando a integração da escola e da família. Os alunos analisaram rótulos de alimentos e conheceram um pouco sobre os componentes químicos, pesquisaram sobre a incidência de doenças crônicas na família, assistiram a filme sobre obesidade infantil e suas consequências, fizeram debates sobre como lidar com a comida, tiveram oficina com nutricionista sobre preparo de receitas saudáveis.
O trabalho foi concluído na sexta-feira, 14, com a avaliação de produções de textos feitos pelos alunos, em sala de aula e sem consulta, com o tema “Viver mais e melhor”. Os autores dos 10 melhores, de acordo com avaliação de equipe da escola e da UBS, receberam medalhas e os três melhores foram premiados. Luísa Leite Cezimbra, ficou em primeiro lugar; Ygor Fazenda Meireles, em segundo, e Nicole Oliveira de Araújo, em terceiro.
Conforme a enfermeira, a atividade será realizada no próximo ano no Instituto. “Nós, da secretaria da Saúde, ficamos felizes em partilhar educação em saúde. Formamos uma parceria que vai longe, já que desenvolveremos o mesmo projeto com os quintos anos de 2019. Ano que vem poderemos desenvolver em outras escolas que demonstrarem interesse”, diz a enfermeira.
A aluna Luísa, 10 anos, que obteve a primeira colocação, diz que com o projeto aprendeu mais sobre como se alimentar de forma correta e a praticar exercício físico diariamente para ter uma vida mais duradoura. Ela afirma ainda que não esperava ser a primeira colocada na avaliação. “Fiquei nervosa e feliz”, comenta.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
por Luísa Leite Cezimbra
O nosso corpo é fantástico, mas para a sobrevivência precisamos um elemento, que é o alimento.
Para ser uma pessoa saudável, devemos praticar exercícios regularmente e manter uma alimentação saudável.
Com a prática da agricultura e outros, começaram a surgir mais variedades de alimentos. Para termos uma alimentação saudável, devemos consumir alimentos com nutrientes. Alimentos com nutrientes são aqueles alimentos que nos fornecem energia e mantém nosso corpo saudável.
Existem três tipos de alimentos:
In natura: Alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou animais, como folhas, frutas, ovos, leite e adquiridos para o consumo sem ter sofrido nenhuma alteração.
Processados: O alimento industrializado é o alimento processado por meio de atividade industrial, que é a transformação de gêneros alimentícios em produtos comercializados por processamentos que utilizam máquinas, equipamentos e força de trabalho contratada. Os alimentos industrializados não são exclusivamente de empresas grandes.
Ultraprocessados: São exemplos, as conservas de legumes, peixes, cereais, frutas em calda, carnes salgadas, queijos e pães. Alimentos ultraprocessados que passaram por técnicas e processamentos com alta quantidade de sal, açúcar, gorduras, realçadores de sabor e texturizantes.
Quando consumimos um alimento industrializado não imaginamos o quanto de açúcar pode ter. Exemplo é o refrigerante, que apesar de não parecer ter um excesso muito grande de açúcar, se tomarmos uma lata de refrigerante todos os dias, em um mês seria a mesma coisa que se comesse um quilo, cento e dez gramas de açúcar.
Um pacote de suco industrializado tem 1% da fruta e 99 % de açúcar.
Quando vamos ao mercado costumamos comprar frutas, porém a fruta tem muitos agrotóxicos, com isso, a melhor opção é plantar e colher a fruta.
Devemos evitar comprar alimentos produzidos a partir de transgênicos, que são organismos vivos modificados em laboratório.