A eleição para presidência da Câmara de Vereadores de Paverama ocorre na quinta-feira, 20 de dezembro. Nesta semana, o jornal O Fato Novo entrou em contato com os integrantes do Legislativo para saber a tendência de voto de cada um. Tudo indica que Carlos Dutra (PP) assuma a presidência da Casa no próximo ano.
O progressista é o escolhido para o cargo em 2019, conforme acordo firmado por ele e os vereadores Cenilda Cassol (PSB), Luciara Silva (PSDB), Sérgio Griebeler (PP) e Solferino Alves (PP), no início da legislatura, em janeiro de 2017. Na época, ficou definido que Sérgio assumiria a presidência em 2017, Luciara em 2018, Carlos em 2019 e Cenilda em 2020, no último ano da legislatura.
A atual presidente, Luciara Silva, disse que manterá o acordo, votando em Carlos na eleição do dia 20 de dezembro. Segundo ela, o restante da chapa ainda não foi definido. “Acredito que até a semana que vem”, disse. Cenilda Cassol é outra vereadora que votará no progressista e acredita que ele será eleito. “A gente é colega, temos que permanecer unidos e tentar se fortalecer”, destacou. Sérgio Griebeler também votará em Carlos. “Vou seguir o partido”, salientou. Solferino Alves (PP) também confirmou seu voto. “Vou no Carlão, quando a gente faz um acordo, tem que cumprir. Eu sou assim pelo menos”, disse. Solferino é o único do grupo que firmou o acordo que não deve assumir a presidência nesta legislatura. Nos dois primeiros anos, ele foi vice-presidente da chapa, mas disse que não sabe se isso permanecerá. Carlos fecha o quinto voto do acordo e disse que a chapa, em que será presidente, deve ser apresentada na semana da eleição. O vereador acredita que, além dos colegas do acordo, outros podem votar nele. “A tendência é manter a Câmara unida, nós temos um bom relacionamento com todo mundo”, considerou.
Fora do acordo estão os vereadores Davi Souza (PDT), Joce Vargas (MDB), Ricardo Kochem (MDB) e Vanderlea Machado (MDB). O jornal conseguiu falar com dois deles. Davi disse que ainda não decidiu seu voto e que não deve fazer parte de alguma chapa. “A gente não tem a maioria”, falou. Vanderlea disse que deve haver uma reunião sobre o assunto nos próximos dias. “Eu não tenho voto definido ainda, não foi apresentada nenhuma chapa, normalmente a gente fica sabendo dos candidatos praticamente na hora”, ressaltou.
Os vereadores têm até a data da eleição, 20 de dezembro, para registrar chapa junto à assessoria da Câmara.