O Município de Fazenda Vilanova completa, na próxima segunda-feira, 22 de outubro, 23 anos. Nesse dia é feriado, marcando a emancipação política de Bom Retiro do Sul.
A cidade, embora jovem, possui uma agenda de eventos tradicionais, como a Festa de São Cristóvão e o encontro Sertanejo, que chega a sua 11ª edição no próximo domingo. Também preserva a história do Brasil de séculos passados, como o Casarão na Fazenda Juliana.
Para marcar a data, o jornal O Fato Novo reúne algumas manifestações da cultura e história do município e belezas naturais.
Grupo Senhoras da Fazenda
Criado há 20 anos, mais de 50 mulheres já passaram pelo grupo Senhoras da Fazenda, que hoje possui 16 integrantes. É coordenado por Lílian Mallmann, que reside em Fazenda Vilanova há mais de 60 anos. “É uma diversão! É bom para o corpo e a mente. A gente se encontra com as colegas, ficamos loucas pra chegar no dia dos ensaios. Já temos grandes amizade com as pessoas das outras cidades”, conta.
Casarão Fazenda Juliana
Construída no século XIX, o casarão da Fazenda Juliana atualmente é de propriedade de Antônio Gilson Martins, descendente de Valeriano Francisco de Souza e de Juliana Maria de Menezes, que foram donos e originaram o nome da fazenda.
Na casa ainda são preservadas características originais, como o assoalho e as madeiras de divisórias, que são as mesmas. Há a tulha da altura da casa, onde se armazenava a farinha de trigo, a granel, junto com a abertura por onde se retirava a farinha, conforme a necessidade.
Parque Municipal
Local de lazer e prática esportiva, o Parque Municipal possui um lago e área verde. É espaço de eventos, como o Natal Mais Feliz, no qual há a chegada do Papai Noel.
Açude da Fazenda Juliana
Em frente à Fazenda Juliana, há um lago, ruínas de uma serraria e uma atafona, que pertenceram à fazenda. O lago foi construído com ajuda de escravos. As águas eram usadas para mover a serra de engenho e a atafona, mais recentemente, também movia uma turbina para a geração de energia elétrica à propriedade.