O Taquariense está fora do Regional Certel/Sicredi da categoria Aspirantes. No último domingo, em Cruzeiro do Sul, mesmo precisando apenas do empate no tempo normal para seguir adiante, o alvi-azul perdeu por 2 a 1 para o Independente e deu adeus ao sonho do inédito título.
Após o empate na ida em 1 a 1, em Boa Vista do Sul, o Taquariense entrou em campo precisando de um novo empate, já que tinha melhor campanha do que o adversário. Suportando uma pressão muito grande, dentro e fora de campo, o Taquariense fez um bom primeiro tempo, criou as melhores chances, com Filipi, de falta, e Queniano, mas não colocou nas redes.
Na etapa final, aos 11 minutos, Hígor fez jogada de velocidade e, na saída do goleiro, chutou cruzado, 1 a 0 Taquariense. Porém, logo em seguida, tudo começou a desandar. Aos 16 minutos, Marcelo Reis espantou uma bola, deixou o pé no adversário e foi justamente expulso. O Taquariense reclama que, minutos antes, Pixena foi agredido com um tapa e a arbitragem nada marcou. O Taquariense nem havia se refeito da expulsão quando o Independente empatou. Guilherme, de falta, deixou tudo igual, 1 a 1. Com um a menos, o Taquariense recuou, já que o empate lhe bastava. Mas aos 25, após bate-rebate dentro da área, Guilherme, mais uma vez, colocou nas redes, 2 a 1 Independente. Após a virada, o Taquariense partiu para cima e criou boas chances, a melhor delas com Pixena, em lance que o goleiro milagre.
Aos 49 minutos, Thales cobrou falta para a área e o auxiliar, equivocadamente, antes que a bola chegasse na área, marcou impedimento. O árbitro deixou o lance seguir e Ricardo fez o gol de empate. Mas o auxiliar chamou o árbitro, que anulou o gol. O lance gerou grande confusão e a partida encerrou com o placar em 2 a 1.
Nos demais jogos da Aspirantes, o Estudiantes, de Lajeado, empatou em 0 a 0 com o 7 de Setembro, em Capitão, e ficou com a vaga. O Rui Barbosa, no clássico de Arroio do Meio, venceu o 7 de Setembro por 1 a 0 no tempo normal e confirmou a vaga nas penalidades, ao vencer por 7 a 6. Em Encantado, o São Cristóvão se garantiu na próxima fase com o empate em 0 a 0 com o Ouro Verde. Em Teutônia, o Atlético Gaúcho ficou no 2 a 2 com o Rudibar, de Bom Retiro do Sul, atual campeão, que continua na luta pelo bicampeonato. O Imigrante, em Estrela, confirmou a vaga ao vencer o Flor de Maio, de Venâncio Aires, por 1 a 0. Em Brochier, o Juventude empatou em 0 a 0 com o Assespe, de Venâncio Aires, e também está entre os oito. Na sexta-feira, dia 12, o Palanque, de Venâncio Aires, em Encantado, derrotou o Brasil, de Marques de Souza, e garantiu presença nas quartas de final.
Agora, nas quartas de final, o São Cristóvão, primeiro do ranking, enfrenta o Juventude, de Brochier, oitavo. O Palanque, segundo, tem pela frente o Independente, sétimo. O Rudibar, terceiro, encara o Imigrante, sexto, enquanto o Estudiantes, quarto, enfrenta o Rui Barbosa, quinto. Os jogos de ida acontecem neste domingo, obedecendo o mando de campo da categoria Titulares.
Na Titulares, surpresa na eliminação de São Cristóvão e Flor de Maio
Na Titulares, a surpresa ficou por conta da eliminação do São Cristóvão, de Lajeado, e do Flor de Maio, de Venâncio Aires, atual campeão. O São Cristóvão, em Encantado, perdeu por 1 a 0 para o Ouro Verde e está fora. O Flor de Maio, em Westfália, ficou no 1 a 1 com o Juventude, que ficou com a vaga por ter melhor campanha. O 7 de Setembro, em capitão, confirmou a vaga ao golear por 4 a 0 o Cruzeiro, de Vespasiano Correa. No clássico de Arroio do Meio, o 7 de Setembro ficou com a vaga ao empatar em 1 a 1 com o Rui Barbosa. Em Teutônia, o Atlético Gaúcho ficou no 2 a 2 com o Rudibar, de Bom Retiro do Sul, que ficou com a vaga. Em Cruzeiro do Sul, o Independente venceu por 2 a 0 o Boavistense, de Boa Vista do Sul, e está entre os oito. O Juventude, em Brochier, perdeu por 2 a 1 para o Assespe, de Venâncio Aires, mas garantiu a vaga ao vencer nos pênaltis por 4 a 3. E na sexta-feira, dia 12, o Esperança, em Encantado, confirmou presença nas quartas de final ao vencer o Brasil, de Marques de Souza, por 2 a 0.