Principal / Mistura Fina / MISTURA FINA: Mesmo sem certeza da data do pleito, continuam as tratativas para eleição

MISTURA FINA: Mesmo sem certeza da data do pleito, continuam as tratativas para eleição

Enquanto não há uma definição sobre o possível adiamento das eleições municipais, os prazos para o pleito de 2020 estão mantidos. Isto inclui a realização das convenções partidárias no próximo mês para definir os candidatos. As tratativas entre as siglas continuam sendo debatidas internamente.

André Brito segue sem definição de vice

O atual vice-prefeito André Brito é nome cotado para a disputa de prefeito em 2020. Sua candidatura estaria confirmada junto ao PDT, mas ainda não há um nome definido para vice de André.
André deve formar dobradinha com o Partido dos Trabalhadores, do atual prefeito Maneco, que ainda não definiu o nome a ser indicado.
Por outro lado, o PDT vem buscando apoio de siglas que compõem a oposição ao governo. Uma delas é o Progressista, com quem o PDT já esteve lado a lado em administrações passadas, com a dupla Renato Baptista (PP) e Ivo Lautert (PDT) e, na última chapa eleita pelas siglas, Ivo Lautert (PDT) e Gilberto Coutinho (PP).
O presidente do PDT, Zé Harry, disse que as conversas com o Progressista continuam, mas, segundo ele, a parceria com o PT sempre será mantida.

Proximidade de PP e PDT

Depois que o vereador e presidente do PDT, Zé Harry, enviou mensagem por engano no grupo do WhatsApp destinado à votação dos projetos da Câmara, os rumores da coligação entre PDT e PP aumentaram. A mensagem enviada por Zé Harry sinalizava que o Progressista aguardava uma resposta do PDT até o final de maio sobre  parceria entre as siglas e trazia os nomes de Auri da Motasa, Clóvis Bavaresco, Aldo Gregory e Rose Santos, como possíveis candidatos a vice para André Brito. Em entrevista ao Mistura Fina no início de maio, André Brito chegou a relatar que considerava todos bons nomes e tinha boa relação pessoal com eles.
Nesta semana, um integrante do PP garantiu ao Mistura Fina que continuam firmes as tratativas entre as siglas e que a parceria pode ser fechada.
O presidente do Progressista, Rogério Santos, disse que aguarda a definição sobre o adiamento da eleição para se manifestar em momento oportuno.

Advogado Tiago Porto ganha força no PT

O nome de Tiago Porto sempre figurou entre os preferidos do Partido dos Trabalhadores para uma candidatura à majoritária. Tanto é que ele chegou a ser o candidato a prefeito pela sigla, escolhido em convenção para uma eleição complementar que seria realizada em 2014, mas acabou sendo cancelada em função de reversão do processo judicial que cassava o recém – eleito prefeito Maneco.
Em 2020, o advogado voltou ao cenário político e tem ganhado força para ser o nome do PT para vice de André Brito. Com boa relação no meio empresarial e com o atual prefeito Maneco, o único problema para sua candidatura seria abdicar ou reduzir seu tempo dedicado ao direito. Questionado pelo Mistura Fina nesta semana, Tiago Porto disse estar disposto a concorrer pelo PT. O advogado seria um bom nome, inclusive para uma possível candidatura a prefeito, em caso de rompimento com o PDT.
Há outros nomes divulgados pelo Partido dos Trabalhadores para vice, como de Ana Paula Arnt, ex-coordenadora de Educação, que já se afastou do cargo visando ao pleito. Ela teria apoio dos petistas de carteirinha, mas sua pouca experiência com a política pode pesar contra. O vereador Ramon é outro que aparece entre os cotados. Sua votação expressiva, que já o elegeu em três mandatos, e a boa relação com o Executivo são vantagens, mas o desgaste gerado pelos mandatos leva os petistas a questionarem a potencialidade do seu nome. O mesmo ocorre com o atual presidente da Câmara, Leandro Mariante, o ex-coordenador de Obras, Luís Porto, e o ex-vereador Régis. Embora tenham apoio de setores importantes, como educação e esporte, no caso de Mariante, trabalho na secretaria de Obras, no caso de Luís, e trânsito no meio rural, na situação de Régis, o desgaste do Legislativo dificulta a indicação deles. Há quem diga que o distanciamento de Régis e Mariante com o grupo dos preferidos de Maneco também atrapalharia os dois possíveis  candidatos a vice. Mas o Mistura Fina lembra que os nomes já assumiram cargos no governo municipal. Mariante na primeira legislatura como secretário de Esportes, que chegou a acumular a pasta de Assistência Social, e Régis, recentemente como coordenador de Obras.
Outro nome cogitado é Adelso Costa. O empresário é bastante conhecido e já ocupou a secretaria municipal de Indústria e Comércio, mas deixou o cargo em pouco tempo para se dedicar a seus negócios, o que pesaria contra ele em função da disponibilidade de estar próximo à Prefeitura, como acontece com o atual vice-prefeito André Brito. O empresário Maicon Costa também já figurou na lista dos possíveis indicados. Com boa relação no meio empresarial, também poderia enfrentar a questão da falta de tempo para se dedicar ao cargo.

Paulo Garcia está mais próximo de Taquari

O principal nome do MDB, Paulo Garcia, acumula duas secretarias no governo municipal de Gravataí. É o atual secretário de Planejamento Gestão e Captação de Recursos, e acumula a pasta de Serviços Urbanos. Nome forte no governo de Gravataí, o taquariense estava afastado da política municipal, mas contou ao Mistura Fina, nesta semana, que está passando os finais de semana e tempo livre no município de Taquari e busca se inteirar da política local. E, ainda, que pode voltar ao cenário em 2020, não descartando uma candidatura a prefeito. Segundo ele, a experiência adquirida na região metropolitana pode contribuir para uma possível gestão em Taquari.
O MDB esteve ao lado do PSDB na última eleição, mas não indicou candidatos à majoritária, nem conseguiu eleger um vereador. O último a ocupar um cargo político pela sigla em Taquari foi Paulo Garcia, como vereador eleito em 2016, pleito em que o partido apoiou o prefeito Maneco.

PSDB busca apoio

Ao que tudo indica, os tucanos devem ter candidato próprio na próxima eleição municipal. O presidente do partido, João Batista Pereira, que já foi vereador por quatro mandatos e disputou a eleição passada como vice de Cláudio Martins, também do PSDB, é o nome mais divulgado até o momento para disputar o cargo. O ex-prefeito, Cláudio Martins, é outro nome forte dentro da sigla. Já foi eleito duas vezes, mas acabou perdendo os dois últimos pleitos para Maneco. Com pouca diferença de votos, não há dúvida da potencialidade do nome junto à comunidade. Outro tucano que deve voltar à cena, com chances de uma indicação à majoritária, é Carlinhos Martins. Ex-vereador e produtor rural da localidade de Amoras, tem  bom trânsito no interior.
Procurado pelo Mistura Fina, João Batista disse que o partido está focado em formar nominata  para vereadores junto com as siglas aliadas. Sobre tratativas com o PP, o presidente disse que, no início de julho, será formada comissão para conversar com esta e outras siglas, sem dar detalhes sobre possíveis composições de chapas.

 

Ainda sobre os cavalos soltos em via pública

Na semana passada, o Mistura Fina conversou com a Prefeitura e Brigada Militar sobre a situação dos cavalos soltos em vias públicas, que já causou muitos acidentes no município, inclusive com vítima fatal. Nesta semana, o Mistura Fina buscou mais informações sobre o assunto.

Código de Posturas prevê recolhimento

Aprovado em 2009, o Código de Posturas traz as medidas que a municipalidade deve tomar em diversas situações. No capítulo 9, estão previstas as questões relativas aos cuidados com animais, que, mais de uma década após a aprovação da legislação, ainda não foram colocadas em prática.
O primeiro artigo veda a permanência de animais em vias e logradouros públicos. O segundo determina o que deve ocorrer quando a medida for desobedecida. “Os animais soltos ou encontrados em vias e logradouros públicos serão recolhidos pela municipalidade e ficarão sob sua guarda. O animal recolhido deve ser retirado no prazo máximo de cinco dias, após a notificação, pelo município, mediante pagamento de multa e dos custos de manutenção respectiva. O animal não retirado no prazo previsto será vendido em hasta pública precedida de edital. No caso de animal apreendido, deverá ser registrado o dia, o local e a hora da apreensão, raça, sexo, pêlo, cor e outros sinais característicos identificadores. O disposto neste artigo não se aplica a cães e gatos”, consta no código de posturas.
Na semana passada, a Prefeitura disse ao Mistura Fina que não é possível colocar fiscais nas ruas o tempo todo para recolher animais e que, devido ao custo elevado, principalmente diante da crise na saúde pública, não é possível fazer o recolhimento.

Venâncio Aires é exemplo no controle da situação

MISTURA - Cavalo 01O município vizinho, Venâncio Aires, finalizou, neste mês de junho, melhorias em uma área destinada a receber cavalos. Os animais são recolhidos pela fiscalização quando soltos em via pública, oferecendo risco de acidentes, ou em situação de maus tratos. A área começou a ser preparada no final de 2019. “Dentre as ações já concretizadas, está a compra de um reboque para o transporte de equinos, adequação de uma área específica para abrigo dos animais recolhidos, compra de microchips para identificação, disponibilização de alimentos e medicamentos básicos, parceria com a Inspetoria Veterinária do Estado para a realização de exames de mormo e anemia infecciosa, dentre outros procedimentos legais”, divulgou a Prefeitura de Venâncio Aires.

 

Sessão às 14h

O horário da sessão da Câmara tem mudado tanto ultimamente,  que  pode até dar confusão entre os vereadores e funcionários da Casa. Até o ano passado, os encontros ocorriam na primeira, terceira e quinta segunda-feira de cada mês, às 20h. Em 2019 , passou a ser no mesmo esquema e horário, mas nas quintas-feiras. Já em janeiro deste ano, depois de muita polêmica, os encontros ficaram semanais, nas terças-feiras, às 17h30. Em função da pandemia, as sessões presenciais acabaram sendo suspensas em março, mas voltaram no final de maio. Os dois primeiros encontros do retorno ocorreram nas terças-feiras, às 17h30. Já na semana passada, a sessão ocorreu às 14h da terça e seria assim até o final do mês. Nesta semana, não  houve o encontro em função de um requerimento do presidente da Casa, Leandro Mariante (PT), aprovado pelos colegas, em que foi solicitada transferência para a próxima terça-feira. Segundo Mariante, a sessão ocorrerá às 14h na próxima semana e segue assim até o final do mês de junho.
Não é permitida presença do público em função da pandemia do novo coronavírus. Desde o retorno dos encontros presenciais, as sessões da Câmara podem ser acompanhadas pela internet, através do canal oficial da Casa no YouTube ou fanpage no Facebook.

Devem sair para concorrer

O Mistura Fina apurou que alguns funcionários públicos, concursados ou em cargos de confiança, devem deixar suas funções até o dia 3 de julho para disputarem a eleição municipal. Quem já confirmou que deve se afastar é o assessor da presidência da Corsan, João Batista Pereira (PSDB), que busca disputar o pleito para a Prefeitura. “Minha colaboração com a Câmara eu já dei”, disse ele, que foi vereador por quatro mandatos.
Outro que afirmou que deixa as atividades é o vereador Ademir Fagundes (PDT). Ele é concursado como motorista da Prefeitura e também administra o setor do transporte da Saúde. Ademir, o vereador mais votado dos dois últimos pleitos, deixa o cargo em busca da terceira eleição para a Câmara.

Além disso, verifique

MISTURA FINA: MP arquiva inquérito que investigava denúncias contra o presidente do Legislativo

Em julho deste ano, o vereador Felipe Reis (Podemos) fez denúncias ao Ministério Público contra ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ