O Colorado despediu-se da Série B do Regional Certel/Sicredi na tarde do último domingo, em pleno estádio Martins. Precisando vencer para levar a decisão para as penalidades, o clube do Leo Alvim Faller chegou a estar vencendo por 2 a 0, mas recuou e permitiu a reação do Minuano, de Canudos do Vale, que virou o placar, venceu por 3 a 2 e ficou com a vaga nas semifinais do certame.
Depois de ter perdido o duelo de ida por 2 a 1, o Colorado entrou em campo na obrigação de vencer no tempo normal por qualquer placar para forçar a decisão nos pênaltis. Mas o início do jogo não foi bom para o Colorado que, errando muitos passes, demonstrou um certo nervosismo. Num destes erros de passe, aos nove minutos, Petri roubou no meio, partiu em velocidade e chutou cruzado. O goleiro Jonas desviou para escanteio e salvou o Colorado.
O Minuano ainda estava melhor no jogo, quando o Colorado abriu o placar, aos 17 minutos. Dunho cobrou falta da esquerda, Diecei, no segundo pau, centrou e o zagueiro Lúcio salvou em cima da linha. Na volta, houve bate-rebate, Maxsuel aproveitou, encheu o pé e fez 1 a 0 Colorado.
O gol fez bem ao Colorado, que começou a ter o controle da partida. Em seguida, aos 22 minutos, Dunho cobrou falta da direita, a bola foi no ângulo, o goleiro Sander buscou no ângulo e colocou para escanteio.
Percebendo um momento de instabilidade do Minuano, o Colorado continuou pressionando e, aos 26, conseguiu o segundo gol. Após escanteio, Jefinho Ramão desviou no primeiro pau, a bola bateu na trave e foi para o gol, mas o goleiro Sander fez a defesa. Na volta, após confusão, Testa chutou firme para as redes, mas a arbitragem já havia validado o gol para Jefinho Ramão, no primeiro lance, 2 a 0 Colorado.
Com dois gols na frente, o Colorado perdeu a concentração e recuou demais, permitindo a reação do Minuano. Aos 37 minutos, após falta cobrada para a área, Elieser, em posição duvidosa, empurrou levemente Jessé e, livre, cabeceou para as redes, 2 a 1.
O gol desconcentrou ainda mais o Colorado que, aos 44, quase sofreu o empate. Jessé perdeu a bola na intermediária, Petri partiu em velocidade, passou por Almir e chutou na saída de Jonas, que conseguiu desviar. A bola estava entrando, mas Jessé se recuperou e salvou em cima da linha.
Segundo tempo de apagão do Colorado
Se o final do primeiro tempo foi ruim para o Colorado, a segunda etapa começou ainda pior. Com a marcação totalmente desencaixada e com muitos espaços, o Colorado atacou de forma desorganizada e permitiu vários contra-ataques ao Minuano. Aos 20 minutos, após falta pelo lado direito, Ângelo subiu livre e acertou a trave. Na volta, Jessé espantou e salvou o Colorado. Aos 28, após contra-ataque, com a defesa desarrumada, o Minuano quase empatou. Petri recebeu livre, partiu em velocidade e, cara a cara com Jonas, finalizou para fora, perdendo grande chance.
O Colorado tentou uma reação aos 31, quando Testa, de falta, obrigou Sander a fazer boa defesa. Mas parou por aí. Aos 33, após um chutão para o alto, a defesa do Colorado bateu cabeça e Tadeu, já dentro da área, acertou o ângulo de Jonas, 2 a 2.
Percebendo o apagão do Colorado, o Minuano logo virou o placar. Aos 34, Elieser recebeu no meio, foi levando a marcação e, dentro da área, na saída de Jonas, chutou para o gol, 3 a 2 Minuano.
Depois, o Colorado ainda tentou criar alguma coisa na base do “vamo que vamo”, sem organização. Aos 42, Preto cruzou da direita, e Paulinho, no meio, cabeceou fraco para fácil defesa de Sander.
Com a vitória por 3 a 2, o Minuano se garantiu nas semifinais da Série B do Regional. O Colorado despediu-se do certame com a quinta colocação, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas em seis partidas.
Sem surpresas nos demais confrontos
Também no estádio Martins, no último domingo, o União Germana, com um a menos, de virada, derrotou o Alto Taquari, no clássico de Teutônia. Como também havia vencido na ida, o União Germana ficou com a vaga nas semifinais.
E em Lajeado, o Toma 10, de Roca Sales, derrotou o Montanha, de Lajeado, por 3 a 1. Como havia vencido na ida também, o Toma 10 confirmou vaga nas semifinais.
E o Internacional, em casa, venceu por 3 a 1 o Largados, de Bom Retiro do Sul. Na ida houve empate, e por isso, o Inter se garantiu nas semifinais.
Agora, nas semifinais, o Internacional, primeiro do ranking, pega o Minuano, quarto, enquanto o União Germana, segundo, tem pela frente o Toma 10, terceiro. Os jogos de ida acontecem neste domingo, em Lajeado, na casa do Internacional. A volta será no 4 de novembro, em Roca Sales, na casa do Toma 10. Nesta fase, a disciplina define o mando de campo.