A diretoria do Esporte Clube Pinheiros realiza neste sábado, no Ginásio de Esportes do Clube, mais uma edição do Baile de Kerb. A festa tradicional da cultura germânica, há mais de 50 anos, ganhou o gosto dos taquarienses e vem sendo mantida, embora com algumas modificações.
O integrante da diretoria do Pinheiros, Rubens Bizarro Martins, 77 anos, participa destas festas há mais de 50 anos e lembra que ela era realizada no Grêmio Recreativo Alvi Negro. “No tempo que o Leo Wienandts era presidente do clube, promovia o baile de kerb. No começo era só o baile e durava três noites”, lembra Rubens, destacando que iniciava no sábado e ia até a segunda-feira.
Anos mais tarde, na década de 1980, quando João Bandeira Bizarro era o presidente do Alvi Negro, iniciou uma parceria com o Pinheiros para a oferecer os jantares. Com a construção do ginásio de esportes do Pinheiros, na década de 1990, os bailes de kerb passaram a ser realizados na sede do clube esportivo e têm sido mantidos mesmo com as mudanças na forma de realizar. “Continuamos com o título para manter essa tradição e esse tipo de cardápio que o pessoal gosta”, afirma Rubens.
Durante o jantar também se busca preservar os pratos daquela época. “Procura manter o cardápio dessa janta tradicional. Na parte de carnes, o porco é o principal. Se mantém as cucas caseiras feitas na comunidade e, no aproveitamento do porco, um dos principais é a linguiça. É característica do baile de kerb, da tradição germânica”, afirma.
Para o baile, a atração é a Banda La Paloma, de Paverama, com mais de 40 anos de atividade, que tem como característica os bailes de kerb e acompanha as modificações dos últimos anos. “Mudou um pouco a característica dos bailes de kerb onde antigamente só se tocava a bandinha instrumental e, hoje, o público pede um repertório mais mesclado”, conta o integrante da banda, Mateus Leite Vargas. Neste ano, será a quarta vez que a La Paloma vai animar o kerb do Pinheiros. “Nosso repertório é bem eclético. Damos ênfase a música instrumental, à famosa bandinha das ocktoberfest, e vamos até a música de bandas gaúchas, como canções consagradas na carreira de Os Atuais, San Marino e Terceira Dimensão. São marcas registradas do nosso repertório”.
