A programação da 5ª edição da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência foi encerrada na tarde da última quarta-feira, com caminhada pela rua Sete de Setembro. Participaram do ato entidades que trabalham com pessoas com deficiência, além de escolas do município.
Os internos da Pella Bethânia, Ilário Luís Wagner, 54 anos, e Airton Pedro Flach, 52 anos, estavam felizes na atividade. “Eu adorei, tá bom que não tem sol quente, o calor tá amenizado”, disse Ilário. “Achei muito bom. É a primeira vez que eu venho, conheço nada aqui, tá muito bonito”, contou Aírton.
Para a assistente social da Associação Evangélica Pella Bethânia, Eliane Gonçalves da Silva, a caminhada é um momento de reflexão. “É importante esse tipo de caminhada para que as pessoas venham para a rua, mostrem que são capazes, que podem estar incluídos na sociedade. A gente faz essa caminhada para que eles sejam vistos, para mostrar que têm suas potencialidades e que estas pessoas também têm direitos, inclusive de estar participando deste tipo de evento”, destaca a assistente social.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) também participou do evento. Segundo a diretora, Nilvana Lazzarini Machado, o ato representa a integração entre as escolas do município. “É uma maneira de se manifestar, se mostrar para a sociedade além das nossas instituições. É uma atividade que eles gostam de fazer, de participar, e o mais bacana é que congrega todas as escolas do município, não são só entidades como a Apae que trabalham só com pessoas com deficiência, mas todas as escolas de Taquari”, declara a diretora.
Além da caminhada, a Semana da Pessoa com Deficiência contou com diversas atividades, entre elas, oficinas de acessibilidade e diálogos sobre os temas “Famílias e pessoas com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas” e “A sociedade precisa pensar e acolher todas as diferenças”.